Fluminense não brinca em serviço e se torna Rei nos centenários dos clássicos
No último domingo (12), em partida válida pela oitava rodada do Campeonato Carioca, o Fluminense derrotou o Vasco da Gama por 2 a 0. O resultado um dado interessante sobre o desempenho do Time de Guerreiros em clássicos.
Contra a equipe de São Januário, foi confirmado uma tradição do Tricolor, a de ser bem sucedido nos jogos centenários dos clássicos cariocas. Em 2023, o Clássico dos Gigantes, disputado entre Fluminense e Vasco completa 100 anos de muita história.
Mas ser derrotado nessa marca não é exclusividade do Cruz-Maltino. Nas temporadas em que os confrontos com Botafogo e Flamengo chegaram a marca de 100 anos, o Time de Guerreiros também saiu com a vitória.
Relembre os duelos
No ano de 2005, o Clássico Vovô, disputado entre Fluminense e Botafogo completou 100 anos de muita história. O primeiro confronto naquela temporada aconteceu pelo Campeonato Carioca, no dia 13 de março, em partida válida pela quarta rodada do Cariocão.
O Tricolor na época era comandado pelo técnico Abel Braga e tinha jogadores ainda conhecidos da torcida, como Fabiano Eller, Marcão e Arouca. Já o Botafogo tinha como treinador Paulo Bonamigo, que comandava atletas como o goleiro Jefferson, Túlio e Alex Alves.
Naquela partida o Time de Guerreiros sobrou em campo e aplicou uma sonora goleada sobre o Alvinegro. Fabiano Eller, Gabriel, Juninho e Alex foram os responsáveis pelos 4 a 0 sobre o Botafogo, marcando um gol cada.
Já contra o primeiro jogo com o Flamengo no ano que o clássico Fla-Flu completava a marca centenária, o resultado foi mais modesto, porém, com novamente uma vitória para a equipe Tricolor e com direito a gol de ídolo.
O confronto aconteceu em 2012, com direito a muita festa nas arquibancadas, que antes do jogo, puderam acompanhar de perto o evento promovido pelos clubes para celebrar a marca histórica para ambas as equipes.
Mais uma vez comandado por Abel Braga, o Fluminense tinha grandes jogadores que mais tarde foram campeões brasileiros, como Deco, Thiago Neves e Fred. Já o Flamengo tinha um time mais modesto, treinado por Joel Santana, mas tinha atletas renomados, como Ibson, Renato Abreu e Vagner Love.
Em um jogo duro, a vitória do Fluminense aconteceu pelo placar mínimo de 1 a 0, marcado pelo ídolo Fred ainda no começo do primeiro tempo, logo aos 11 minutos. O Fla-Flu foi disputado pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro.