Fluminense não perde tempo e esculacha o Cruzeiro
O Campeonato Brasileiro de 2023 teve seu fim na última quarta-feira (06) em uma rodada extremamente emocionante em todas as partes da tabela, culminando com o Palmeiras como campeão e o Santos rebaixado pela primeira vez em sua história. O Fluminense, entretanto, sem muito a disputar, terminou na 7ª posição.
A 7ª colocação foi muito bem vista dentro do clube, já que nas copas o time teve um ótimo desempenho, conquistando o título estadual (segundo consecutivo) e a Libertadores da América. Na última rodada, o Tricolor Carioca acabou sendo derrotado pelo Grêmio por 3×2, em partida de despedida de Luis Suárez dos gramados brasileiros.
Porém, apesar de uma campanha boa, o Fluminense protagonizou uma das grandes surpresas desta edição do campeonato, envolvendo o recém-promovido à Série A, o Cruzeiro. A equipe mineira, apesar de ter brigado contra o rebaixamento, conseguiu arrancar pontos de todos os rivais, menos o próprio Fluminense.
Cruzeiro sofre com o Fluminense em 2023
Em 2022, mesmo na Série B, o Cruzeiro já havia enfrentado o Flu, caindo nas oitavas de final da Copa do Brasil para o Tricolor. Em 2023, a história não foi diferente. Apesar da campanha aquém do esperado, a equipe mineira, que teve a melhor defesa juntamente com o Atlético MG, conseguiu conquistar pontos contra diversas equipes, incluindo o campeão Palmeiras.
No entanto, a única equipe que o Cruzeiro não conseguiu pontuar foi contra o Fluminense. No primeiro turno, com direito a uma briga por pênalti, o time azul foi derrotado por 2×0 no Mineirão, com gols de PH Ganso aos 44 minutos do primeiro tempo e Germán Cano aos 9 minutos do segundo tempo.
No segundo turno, mesmo com o Fluminense concentrado na Libertadores da América, não deu trégua ao Cruzeiro. Apesar de segurar o placar por grande parte do jogo, um golaço de falta de Léo Fernandez aos 22 minutos do segundo tempo definiu a partida em 1×0 a favor do Fluminense.
Apesar dos resultados adversos contra o Fluminense, a equipe atingiu a meta do ano, que era evitar o rebaixamento, e, como bônus, garantiu uma vaga em uma competição sul-americana, disputando a Copa Sul-Americana de 2024.