Fluminense passa o carro e se classifica em torneio continental
A boa fase do Tricolor das Laranjeiras continua, e os Moleques de Xerém continuam dando orgulho aos torcedores. Nesta terça-feira (8), a equipe Sub-18 do Fluminense conseguiu a classificação para as semifinais da Copa Mitad del Mundo, disputada no CT do Independiente del Valle, no Equador.
O time Tricolor, comandado pelo técnico Ricardo Resende, venceu o Santos Laguna, do México, graças a um golaço em um chute improvável de longa distância de Agner, um dos destaques da equipe. O adversário do Fluminense nas semifinais será a Seleção Equatoriana Sub-17.
Antes de enfrentar o Santos Laguna pelas quartas, o Fluminense havia se classificado em segundo no seu grupo, que ainda tinha Independiente del Valle (o primeiro colocado), Universitario (Peru) e Montevideo City (Uruguai).
Copa Mitad del Mundo revela prestígio do Fluminense enquanto clube formador; europeus estão atentos à competição
A Copa Mitad del Mundo é uma competição organizada pelo Independiente del Valle e reune apenas equipes convidadas. Se tratam de clubes da América Latina cujo trabalho de formação de jovens jogadores tem chamado a atenção nos últimos anos.
O Fluminense tem uma enorme tradição nas categorias de base, sendo um dos principais clubes do mundo quando o assunto é revelar grandes jogadores. O convite para o Tricolor das Laranjeiras participar deste seleto grupo de apenas 16 equipes evidencia a qualidade do trabalho feito em Xerém.
Se por um lado é bom que os jovens jogadores se acostumem desde cedo a um ambiente competitivo e que possam se desenvolver técnica, tática, física e psicologicamente; por outro, é sempre uma preocupação que os clubes europeus tentem a contratação desses atletas antes mesmo que eles tenham a oportunidade de jogar pela equipe profissional do Fluminense.
Nas redes sociais, aos poucos já surgem análises de olheiros sobre destaques da competição, como o meia tricolor Arthur, visto por um analista francês como um “sucessor de Ganso” vindo de Xerém. Além disso, o Montevideo City, adversário do Fluminense na fase de grupos, pertence ao grupo City, que tem olheiros responsáveis pela prospecção de jovens talentos para essa rede de clubes acompanhando o torneio de perto.