Fluminense pode dar adeus à Libertadores mais cedo caso isso se confirme
É difícil achar um torcedor tricolor que não faria tudo à sua disposição para que o clube atingisse o objetivo de se sagrar campeão da Copa Libertadores da América pela primeira vez em sua história. O caminho é longo e difícil, mas o Tricolor das Laranjeiras ainda está vivo na competição.
Após um intenso confronto de ida contra o Argentinos Juniors no estádio Diego Armando Maradona, o clima geral foi relativamente positivo, já que o Fluminense conseguiu empatar o placar bem próximo ao fim do jogo graças ao golaço heroico de Samuel Xavier.
Nos últimos meses, porém, o Fluminense tem sofrido muito com um fator que pode ser determinante para se obter sucesso em uma competição eliminatória: as cobranças de pênalti.
Fluminense enfrenta incerteza sobre batedores de pênalti e espera que isso não afete desempenho na Libertadores
Segundo levantamento do portal ge, dos 8 pênaltis marcados a favor do Tricolor das Laranjeiras em 2023, apenas metade foi convertida.
Das quatro penalidades desperdiçadas, duas foram cobradas pelo argentino Germán Cano, uma pelo recém-chegado Leo Fernández e outra pelo lateral Calegari (atualmente emprestado ao LA Galaxy, dos Estados Unidos).
Uma coisa que tem causado estranhamento na torcida tricolor é que Paulo Henrique Ganso vem sendo o batedor de pênaltis mais consistente do elenco na era Diniz, mas não cobrou nenhum dos 8 pênaltis que o clube teve a seu favor em 2023.
Soma-se isso ao fato de que jogadores que pareciam longe das condições ideais par executar uma tarefa que exige tanto preparo psicológico cobraram e desperdiçaram penalidades pelo Fluminense. Por exemplo, um atleta recém-chegado ao clube, como Leo Fernández, ou um jogador pouco experiente e que nem era tido como titular, como Calegari.
A torcida tricolor se preocupa com essa falta de consistência nas cobranças, já que o time sequer parece ter mais um cobrador oficial (visto que Ganso não tem batido os últimos pênaltis) e espera que isso não seja uma pedra no sapato tricolor na Libertadores.
O Fluminense recebe o Argentinos Juniors na próxima terça-feira (8) pelo confronto da volta das oitavas de final da competição continental.