Fluminense pode largar concessão do Maracanã após briga com o Flamengo
O Governo do Estado do Rio de Janeiro fará nesta sexta-feira, 20, três movimentos relacionados ao futuro do Maracanã. Segundo o jornal O Globo, a prorrogação do Termo de Permissão de Uso (TPU) firmado pelo consórcio entre Fluminense e Flamengo, será lançado em breve em Diário Oficial.
Além disso, dois novos editais estarão disponíveis no documento oficial: um de chamamento público para a administração provisória do estádio, válida por 12 meses e outro para a gestão de 20 anos. Estão interessados nela Flamengo, Fluminense e Vasco.
Entenda a situação do atual consórcio que gere o Maracanã
Desde 2019 gerido em parceria por Fla e Flu, o estádio carioca fará uma TPU válida apenas até o dia 31 de dezembro deste ano, ao contrário das outras renovações, válidas por seis meses. O contrato vigente terá fim na próxima segunda-feira, 23.
Com este novo edital que será aberto, o Fluminense buscará conseguir a concessão sem a parceria com o seu rival. Quem ganhar o edital, assumirá a gestão do Maracanã logo no primeiro dia de 2024, com contrato proposto de 12 meses. No entanto, este contrato terá uma cláusula de rescisão para quando a administração definitiva assumir.
Edital de 20 anos é foco dos grandes do Rio de Janeiro
O edital definitivo prevê a concessão de 20 anos. Nela, não haverá quantidade mínima de jogos obrigatórios. Porém, o vencedor terá que atingir uma pontuação mínima, somada através de partidas disputadas no local, além de outros critérios.
E quanto ao uso do estádio pelas três equipes principais do futebol carioca, o edital prevê condições iguais de uso do Maracanã. Além disso, o texto mais recente deste novo edital é melhor, pois tira o princípio de “discricionalidade” (poder de escolha) do time responsável pela concessão.
Portanto, espera-se que Fla, Flu e Vasco disputem a concessão nos próximos dias. E este assunto certamente será destaque na imprensa, sobretudo por conta das movimentações e interesses no estádio mais importante do Brasil.