Gerson: O grande lançador do Fluminense
Gerson de Oliveira Nunes, o Canhotinha de Ouro, é um ex-jogador do Fluminense que atuava no meio de campo como meia. Nascido em 11 de janeiro de 1941, Gerson fez história e teve destaque em vários times, sendo eles: Fluminense, Botafogo, Flamengo e São Paulo. Apesar de sempre ter torcido Fluminense, Gerson só teve a oportunidade de vestir as cores tricolores no final da carreira, realizando um sonho de criança. O Flu foi o último da carreira do meia. Durante toda a carreira Gerson disputou 623 partidas e marcou 223 gols.
Famoso por colocar a bola onde queria, Gerson é considerado um dos melhores jogadores da história, tendo sido escolhido o segundo melhor jogador da Copa do Mundo de 1970, torneio onde foi campeão ao lado de Pelé, Jairzinho, Tostão e outros craques.
Depois de jogar por três clubes e deixar o São Paulo em 1972, Gerson voltou para o Rio de Janeiro para realizar o sonho de vestir a camisa do time de coração, o Fluminense. Aos 31 anos, depois de vencer a Copa do Mundo com o Brasil e marcar época nos rivais Flamengo e Botafogo, o Canhotinha realizou o sonho de jogar pelo Flu e foi fundamental na conquista do campeonato carioca de 1973. No Fluminense, Gerson jogou 54 partidas e marcou 4 gols.
Tricolor de coração, Gerson começou a carreira no rival Flamengo, em 1959, permanecendo até 1963, com 147 jogos e 83 gols marcados com a camisa rubro-negra. No clube da Gávea, Gerson ganhou o apelido “canhotinha”, nome que o acompanha até os dias atuais.
Transferido para o Botafogo em 1963, Gerson marcou gerações no rival alvinegro, atuando no Bota até 1969, onde fez dupla com Garrincha, Jairzinho e companhia. No clube rival, Gerson foi bi campeão carioca em 1967 e 1968, além de conquistar o campeonato brasileiro de 68.
Em julho de 1969, Gerson foi vestir as cores do tricolor paulista, assinando contrato de dois anos com o São Paulo. O meia foi fundamental para a conquista dos campeonatos paulistas de 1970 e 1971. A importância de Gerson no SP para conseguir quebrar o jejum de 12 anos sem títulos.
Famoso por falar muito, Gerson ganhou outro apelido, “papagaio”. O nome foi dados pelos companheiros de equipe por que o meia gostava de falar muito.
Na seleção brasileira, Gerson disputou 87 jogos e marcou 19 gols. O meia foi campeão do mundo em 1970.
Comentarista esportivo depois de largar as chuteiras
Depois de abandonar os campos, Gerson virou comentarista esportivo na Rádio Globo e da Band. Atualmente o canhotinha de ouro publicar suas opiniões em um canal no Youtube, onde comenta as partidas do Fluminense.
Como assistir ao vivo Fluminense x Corinthians pela Copa do Brasil 2022?
Corinthians e Fluminense se enfrentam nesta quinta-feira, 15 de setembro, na NeoQuimica Arena pela partida de volta da semifinal da Copa do Brasil de 2022. A partida decisiva terá transmissão por diversos canais, sendo eles: SporTV (TV fechada), Premiere (Pay-per-view) SporTV Play e Premiere Play (Internet).