Ídolo do Fluminense detona arbitragem da final da Libertadores
Classificado para a final da Copa Libertadores da América em 2023, o Fluminense teve uma campanha sólida, enfrentando alguns desafios, principalmente na semifinal, mas conseguiu se impor e chegar na final depois de 15 anos de ausência, com o sabor especial de decidir novamente no Maracanã.
O Flu busca, em 2023, exorcizar o fantasma que o assombra em finais continentais no estádio do Maracanã, conquistando finalmente a Libertadores após a traumática derrota nos pênaltis para a LDU em 2008. Essa derrota ficou marcada com a péssima atuação da arbitragem, como relembra o ídolo do Flu que jogou na decisão.
Sendo peça fundamental no vice-campeonato e por pouco não conquistando a glória eterna, Thiago Neves, que na decisão de 2008 marcou um hat-trick no jogo de volta, relembrou a decisão e o gosto amargo deixado pela péssima arbitragem que comandou a final.
Thiago Neves relembra decisão de 2008
Chegando à final depois de eliminar gigantes pelo caminho, como São Paulo e Boca, o Flu encarou na final a LDU do Equador. Na fase de grupos, já havia vencido os equatorianos, mas na decisão, o agregado acabou ficando em 5×5 (4×2 na ida para a LDU e 3×1 na volta para o Flu). Com o resultado, o jogo foi definido na marca da cal, com o Flu perdendo nos pênaltis.
Comentando sobre a final da competição, o meia Thiago Neves afirmou que a arbitragem do argentino Héctor Baldassi foi extremamente ruim, e o Flu só perdeu a decisão por causa do juiz que deixou de assinalar um pênalti claro para o Tricolor além da enorme cera do time equatoriano e do goleiro Cevallos.
“O que o juiz fez naquele jogo foi inacreditável. Era para ter sido uma goleada. Ele não quis que o Fluminense saísse campeão naquela noite. Quem não deixou a gente ser campeão foi o árbitro, e isso não sai da minha cabeça”, disse Thiago em uma recente entrevista à TV Globo.
Para Thiago, o Flu não apenas merecia ganhar, mas também golear, sendo o verdadeiro merecedor da Libertadores de 2008. Agora, 15 anos depois, o Flu volta a decidir uma final de Libertadores no Maracanã. Mesmo com a torcida dividida igualmente, a expectativa é que finalmente a taça vá para as Laranjeiras depois do drama em 2008.