Investidor põe as cartas na mesa e Fluminense pode receber bolada antes do previsto
O fundo americano Serengeti fez uma proposta bilionária a Liga Forte Futebol (LFF), da qual o Fluminense faz parte junto com outros 25 clubes. O acordo entre o fundo americano e a Liga pode ser assinado antes do que era previsto, que era esperado para acontecer até o dia 30 de abril.
Na última segunda-feira (30) aconteceu uma reunião com o grupo, onde os clubes tiraram suas dúvidas pontuais sobre diversos temas do negócio. O jornal O Globo informou que a assembleia para fechar o acordo deve acontecer muito antes do previsto.
O grupo Serengeti fez uma proposta de 950 milhões de dólares, (cerca de 4,8 bilhões de reais na cotação atual) para adiquirir 205 da LFF, mas apenas se 36 clubes estiverem envolvidos. Caso a tenha a partir de 22 equipes, a proposta pelo mesmo percentual cai mais da metade e será de 425 milhões de dólares, 2,1 bilhões de reais.
Com a proposta feita, cada clube tratará internamente a decisão do acordo, seguindo o que cada estatuto prevê, já que alguns clubes necessitam da aprovação de um ou dois conselhos e outros o presidente pode ter direito a decisão sozinho. Depois que essa etapa for encerrada, a assembleia poderá ser marcada.
Liga Forte Futebol (LFF) ou Liga do Futebol Brasileiro (LIBRA)?
Atualmente, no Brasil tem duas ligas de clubes que se movimentam para assumir a organização do Campeonato Brasileiro das séries A e B a partir de 2025, tirando das mãos da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
A liga que vencer a concorrência buscará os melhores acordos contratuais de transmissão de televisão, que se encerram em 2024, e a organização da competição. Com a proposta recebida do fundo americano Serengeti, a LFF sai na frente contra a Libra e pode conseguir o apoio de mais clubes do outro grupo.
Veja as ligas e os clubes fazem parte de cada uma delas:
Clubes da LFF (26): ABC, Athletico-PR, Atlético-MG, América-MG, Atlético-GO, Avaí, Brusque*, Chapecoense, Coritiba, Ceará, Criciúma, CRB, CSA*, Cuiabá, Figueirense, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Londrina, Náutico*, Operário*, Sport, Tombense e Vila Nova.
* Clubes que jogarão a Série C em 2023
Clubes da Libra (18): Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Sampaio Corrêa, Santos, São Paulo, Vasco e Vitória.