Jogador emprestado pelo Fluminense abandonou clube da Série B
Em 2015, Fernando Neto, uma das crias de Xerém, teve uma breve passagem pelo Fluminense, tendo jogado apenas dois jogos, incluindo um amistoso na Florida Cup. Logo em seguida, ele foi emprestado ao Macaé para jogar a Série B. Apesar de ter sido contratado como lateral-esquerdo, o jogador atuou principalmente como meia e, na segunda metade do campeonato, tornou-se titular da equipe. Ele jogou 21 partidas e marcou três gols pelo clube.
No entanto, Fernando faltou ao jogo mais importante do Macaé na temporada: a última rodada contra o Ceará, em que a equipe precisava vencer para evitar o rebaixamento. Na época, uma reportagem do ge divulgou que o jogador estava com dores no joelho e não jogaria. O problema é que o jogador também estava programado para se casar no mesmo dia da partida.
Ao contrário do que é comum em situações desse tipo, Fernando não comunicou a diretoria do Macaé sobre o seu conflito de horários. Como não havia lesão detectada nos exames, a ausência do jogador foi considerada injustificada. O presidente do clube, Mirinho, criticou publicamente Fernando, chamando-o de irresponsável e revelando que o jogador estava devendo dinheiro do condomínio onde morava.
“Quem paga o salário dele é o Fluminense. Quem paga o apartamento dele sou eu, e o condomínio é ele (Fernando Neto). Agora, para se ter uma ideia, o condomínio dele está atrasado em mais de R$ 3 mil, que eu fui descobrir ontem. Quer dizer, ele já foi embora e pegou as coisas dele. É um jogador irresponsável, eu estou apavorado. Nunca esperava isso. Eu preferia que ele falasse a verdade, “Tenho um casamento”, que iria ser mais bonito, ia sair daqui por cima cima, entendeu?”, disse o mandatário do Macaé na época.
Fernando Neto tentou aliciar zagueiro em esquema de apostas esportivas
Fernando Neto, jogador de 30 anos, formado nas categorias de base do Fluminense, está sendo investigado pelo Ministério Público de Goiás. De acordo com as denúncias, ele teria combinado com Eduardo Bauermann, zagueiro atualmente no Santos, para receber R$ 60 mil em troca de receber um cartão amarelo nas rodadas finais do Brasileirão de 2021, quando Bauermann ainda jogava pelo clube América-MG.
Na última terça-feira (9), o site ge divulgou prints de uma conversa entre Fernando Neto e Bauermann que foram anexados à denúncia do MP. Atualmente no São Bernardo, Neto já esteve envolvido em outros episódios polêmicos, como quando alegou estar machucado para não disputar uma partida importante do Macaé, clube que defendia na época, pois seria no mesmo dia do seu casamento.
O meio-campista, que foi titular em sua estreia pelo time principal do Fluminense em 2013, na vitória por 2 a 0 sobre o Nova Iguaçu pelo Campeonato Carioca, tem um histórico de carreira que inclui ainda uma passagem por diversos clubes ao redor do Brasil e do mundo.