John Textor faz o Botafogo de palhaço e tira 2 craques do clube
A chegada da SAF de John Textor ao Botafogo trouxe esperança para os torcedores de um clube que não vinha tendo um desempenho tão satisfatório nos últimos anos. Os investimentos de Textor acabaram sendo uma surpresa positiva para os torcedores pela velocidade em que começaram a apresentar resultados.
Por mais que o clube tenha investido uma quantia considerável em contratações, torcedores e analistas imaginavam que em um primeiro momento o clube buscaria estabilidade, para só entrar de vez na briga por títulos a médio ou longo prazo.
O Botafogo surpreendeu a todos e faz campanha histórica no Campeonato Brasileiro, liderando a competição com 13 pontos de vantagem a uma rodada do fim do primeiro turno.
Participar de uma rede multiclubes tem seus lados bons e ruins
O Botafogo é um dos 4 clubes geridos por Textor, e faz parte de uma rede que inclui Lyon (França), Crystal Palace (Inglaterra) e RWD Molenbeek (Bélgica).
Em muitas negociações essa rede pode ser um trunfo do alvinegro carioca: o sonho da maioria dos jogadores de alto nível é construir uma carreira no futebol europeu, mas muitas vezes as propostas europeias não chegam ou não são satisfatórias, e um atleta tem que avaliar suas opções.
Dessa maneira, o Botafogo pode largar na frente de rivais sul-americanos em certas disputas por contratações, já que pode se comprometer a facilitar a chegada dos atletas ao velho continente (através dessa rede multiclubes) em caso de sucesso com a camisa do clube carioca.
O problema é que isso pode fazer com que as passagens de alguns atletas importantes pelo Botafogo seja ainda mais breve e passageira do que o normal para atletas de alto rendimento.
Nesta quinta-feira (10) surgiram notícias de que o goleiro Lucas Perri e o zagueiro Adryelson já estariam apalavrados com o Lyon, também de Textor, assim que a temporada do futebol brasileiro acabar. Os dois jogadores são pilares da melhor defesa do campeonato brasileiro: o Botafogo sofreu apenas 10 gols em 18 jogos.
A torcida do Botafogo espera que Textor encontre substitutos à altura para a próxima temporada, e certamente vai sentir falta dos jogadores.