Jornalista da Globo detona Diniz em rede nacional
Comandante tricolor vem sendo duramente criticado
A situação de Fernando Diniz sob o comando técnico da Seleção Brasileira está cada vez mais complicada. Após ser derrotado para a Argentina, no Maracanã, o Brasil passou a figurar a 6ª colocação das Eliminatórias da Copa do Mundo com sete pontos. Como consequência de tantos tropeços, Lédio Carmona não economizou nas críticas às escolhas da CBF.
Após o apito final, que culminou com a vitória da Argentina por 1 a 0, o comentarista da Rede Globo até que tentou, mas não conseguiu afastar a culpa de Fernando Diniz do fracasso que vem sendo as atuações da Seleção Brasileira. De acordo com Lédio, o técnico do Fluminense tenta dividir sua atenção entre duas equipes distintas, o que retira o foco de qualquer vitória possível.
– “A ideia da CBF é um fracasso. Sabe aonde o Fernando Diniz vai estar amanhã? Trabalhando no Maracanã, no jogo do Fluminense contra o São Paulo. Ele é um bom treinador, mas vai trabalhar amanhã de novo, é uma coisa completamente surreal isso que está acontecendo. Eu até confesso que no início eu tentei entender, tentei ter boa vontade, mas estava claro que isso estava fadado ao fracasso. Não é culpa do Diniz, é culpa do sistema. Esse sistema não tem como funcionar. Não é o acúmulo de derrotas, é que você não tem como pensar em dois trabalhos simultaneamente desse jeito. É tão constrangedor que não tem muito o que dizer, e o Brasil vai batendo recordes negativos” – pontuou Carmona.
Após seis jogos sob o comando de Fernando Diniz, a Seleção Brasileira atingiu apenas 33,33% de aproveitamento nas Eliminatórias da Copa do Mundo. De modo geral, acumula três derrotas (Uruguai, Colômbia e Argentina), um empate (Venezuela) e duas vitórias (Bolívia e Peru). Por outro lado, o novo treinador tem marcas desastrosas com as vestes do Brasil. Confira:
- Primeira derrota como mandante nas histórias das Eliminatórias (Brasil 0 x 1 Argentina)
- Primeira vez que a Venezuela não foi derrotada pelo Brasil (Brasil 1 x 1 Venezuela)
- Primeira vez que o Brasil perde mais de dois jogos seguidos nas Eliminatória (Uruguai, Colômbia e Argentina)
- Primeira derrota para a Colômbia na história das Eliminatórias (Colômbia 2 x 1 Brasil)
- Mais gols sofridos que em toda a última Eliminatória: 2018 (5) x 2023 (7)
Fernando Diniz merece ficar na Seleção?
Segundo o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, Carlo Ancelotti será o novo técnico da Seleção Brasileira a partir de junho de 2024. Dessa forma, a entidade federativa decidiu promover Diniz temporariamente neste início de Eliminatórias. Todavia, por diversas vezes o treinador do Real Madrid despistou sobre seu futuro, enquanto o time espanhol estuda renovar seu contrato.
Caso o presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, consiga estender o vínculo de Ancelotti na Espanha, a CBF terá que sustentar Fernando Diniz ou cair em campo na busca por um substituto. Entretanto, é válido destacar que o atual campeão da Libertadores 2023 vem sendo duramente criticado por torcedores e imprensa nacional.