Justiça brasileira avança em LEI que vai prejudicar a torcida do Fluminense
Algo bem difícil de se imaginar, levando em consideração a cultura do futebol entre os torcedores brasileiros, o fim da cerveja nos estádios do Brasil pode estar bem próximo. Com o intuito de aumentar a segurança dos torcedores, a Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de Lei que proíbe a venda, distribuição e o porte de bebidas alcoólicas em competições esportivas no país.
O projeto propõe uma alteração na Lei Geral do Esporte, estabelecendo a proibição da comercialização de bebidas alcoólicas e do porte de garrafas de vidro a um raio de 500 metros dos estádios, nos dias de jogos profissionais de futebol, tanto em competições nacionais quanto regionais. A informação foi divulgada pela Agência Câmara de Notícias.
O deputado Delegado da Cunha (PP-SP), relator da proposta, explicou que, embora não haja um único fator que cause a violência entre torcedores, o consumo de álcool pode ser um dos elementos que desencadeiam conflitos violentos, especialmente no ambiente do futebol. A informação rapidamente surgiu nas redes sociais, dividindo opiniões e gerando questionamentos.
Estádios brasileiros podem ganhar Lei importante
O projeto aprovado substitui o Projeto de Lei 4272/19, modificando a versão original sem alterar seu conteúdo principal. Atualmente, a regulamentação sobre a venda de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol brasileiros é feita pela Lei estadual e municipal. Ainda terá novas análises do projeto pelas comissões de Defesa do Consumidor, de Constituição e Justiça, e de Cidadania.
Na rede social X, antigo Twitter, parte dos torcedores se manifestaram negativamente sobre a decisão, levantando a questão de que a bebida é uma parte muito pequena da grande motivação das brigas. “Primeiro vai ser a cerveja depois vão obrigar a ter torcida única. Estão acabando com o esporte”, ressaltou um torcedor.