Lesão de Nino congela transferência do zagueiro para a Europa e Fluminense se anima
Zagueiro tem contrato até dezembro de 2024
Uma das principais peças do sistema defenisivo do Fluminense pode permanecer por mais alguns meses em Xerém. Sobretudo, Nino havia sido procurado pelo Nottingham Forest, da Inglaterra, e tinha sua compra praticamente selada nas semifinais da Conmebol Libertadores. No entanto, após se lesionar com as vestes da Seleção Brasileira, o clube europeu travou as conversas com o Tricolor das Laranjeiras.
A princípio, Nino e Nottingham Forest haviam chegado em um acordo para a transferência do jogador ser concretizada ao fim da temporada. Nesse ínterim, as conversas avançaram e o clube da Premier League sinalizou o pagamento da multa rescisória junto ao Fluminense. Contudo, após lesão do zagueiro, os ingleses despistaram seu foco, o que deve fazer o zagueiro ter sua estadia no Rio mantida.
Na ocasião, o Nottingham Forest estaria disposto a desembolsar 7 milhões de euros (cerca de R$ 37,5 milhões na cotação atual) por 40% dos direitos econômicos do jogador. Por outro lado, o Fluminense ficaria com 20%, conforme apuração do UOL. Mesmo com a paralisão, o time inglês ainda é preferência de Nino entre os outros clubes europeus que o procuraram.
O Feyenoord, da Holanda, é um dos times que estão dispostos a bancar a multa rescisória. No mais, um clube da Rússia e outro da França, que não foram revelados, também procuraram o Fluminense. Equipes de Itália e Espanha também realizaram sondagens, mas não colocaram valores na mesa tricolor.
Nino com foco no Fluminense
Devido ao alto nível apresentando dentro de campo, Nino herdou a braçadeira de capitão do Fluminense. Focado na reta final do Campeonato Brasileiro, o defensor tem pela frente a disputa do Mundial de Clubes, marcado para ocorrer entre os dias 12 e 22 de dezembro. Caso se classifique à final, o Tricolor das Laranjeiras pode encerrar a temporada com dois títulos internacionais.
Na temporada atual o zagueiro disputou 53 partidas até o momento, divididas entre Campeonato Carioca, Copa do Brasil, Brasileirão, Libertadores e Eliminatórias da Copa do Mundo. Em sua conta, o jogador de 26 anos foi responsável por anotar cinco tentos e dar dois passes a gol para seus companheiros de equipe.
Revelado com a camisa do Criciúma, o defensor vestiu somente a camisa do Fluminense após deixar Santa Catarina. Sua primeira passagem no Fluminense ocorreu em fevereiro de 2019, por meio de empréstimo. Jogando em alto nível, o clube de Xerém decidiu oficializar a compra de Nino somente em janeiro de 2020. Nesse ínterim, o jogador faturou dois Campeonatos Carioca (2022 e 2023), Libertadores (2023) e uma Olímpiadas (2020).