Últimas Notícias do Fluminense

Luxemburgo cita Mano Menezes e detona treinadores brasileiros

Aos 72 anos, Vanderlei Luxemburgo deixou de lado seus dotes como treinador de futebol para marcar presença em vários debates televisivos. Recentemente, em entrevista cedida à ESPN, o comandante detonou a profissionalização de técnicos brasileiros, tendo como destaque Mano Menezes, Renato Augusto e Dorival Júnior.

Sem papas na língua, o memorável treinador destrinchou sobre a presença de estrangeiros atuando à beira de campo na Série A. Apesar de elogiar o trabalho de Mano Menezes à frente do Fluminense, Luxemburgo foi enfático ao destacar a falta de pulso dos dirigentes em manter um técnico brasileiro mesmo com retaliações por parte dos torcedores.

“Nada contra estrangeiro, mas não temos formação de treinadores brasileiros. Nossa escola não é boa. Não (vê potencial em algum jovem técnico brasileiro). Vejo que alguns que até tiveram, mas ficaram pelo meio do caminho. Pra ser bom, tem que haver um bom dirigente que te sustente. Na época que comecei, a minha competição era com Telê Santana, Zagallo, Parreira, Ênio Andrade, Cilinho”, disparou.

A nível de conhecimento, vários clubes da elite nacional fecharam suas portas para a contratação de treinadores brasileiros. Nesse ínterim, Botafogo (Artur Jorge), Palmeiras (Abel Ferreira), Fortaleza (Vojvoda), Corinthians (Ramón Díaz), São Paulo (Luis Zubeldía), Atlético Mineiro (Gabriel Milito) e Athletico-PR (Lucho González) possuem estrangeiros orientando seus jogadores.

Mano Menezes não confirma permanência no Flu

Anunciado como treinador do Fluminense no início de julho, Mano Menezes chegou com a tarefa de libertar o clube carioca da lanterna do Campeonato Brasileiro. Apesar de ter levado o tricolor à 15ª posição, o baixo rendimento dos jogadores evidenciaram a ira dos torcedores, que pedem a saída do comandante para a temporada 2025.

Por meio de coletiva de imprensa, Mano Menezes ressaltou seu desejo de continuar orientando Thiago Silva e companhia, mas projetou foco total na reta final de temporada. Sobretudo, à frente do Fluminense, o técnico garantiu 11 vitórias, cinco empates e 10 derrotas.

Iara Alencar

Sou apaixonada por esportes, principalmente pelo futebol. Trabalho há cinco anos como redatora esportiva e publico matérias sobre as principais ligas da modalidade. Adoro escrever e estar por dentro de tudo que envolva o mundo da bola.
Botão Voltar ao topo