Mano Menezes se antecipou e já liberou Renato Augusto para procurar outro time
Anunciado como novo reforço do Fluminense no início da atual temporada, Renato Augusto ainda não conseguiu deslanchar com a camisa verde, branco e grená. Como resultado da oscilação, o meio-campista deve ser negociado na próxima janela de transferência. O detalhe curioso é que Mano Menezes também foi o grande responsável pela dispensa do veterano quando defendia o Corinthians, em 2023.
Em dezembro do ano passado, Renato Augusto sentou com os dirigentes do clube paulista e sacramentou sua saída do Corinthians sem ter a oportunidade de se despedir dos torcedores. A iniciativa por não renovar com o Time do Povo foi potencializada por Mano Menezes, que na época comandava o elenco alvinegro e não contava com o meia em seu planejamento.
Por ironia do destino, a dupla acabou se esbarrando novamente, mas desta vez no Fluminense. Em julho de 2024, a diretoria tricolor assinou com Mano Menezes, que passou a ocular a lacuna deixada por Fernando Diniz. Assim como fez no Corinthians, o treinador deixou de lado Renato Augusto, devido ao baixo rendimento dentro e fora das quatro linhas.
Durante coletiva de imprensa, o técnico do Flu foi questionado sobre a não utilização de Renato, alimentando ainda mais a rusga com o jogador. Para evitar desentendimentos no vestiário, Mano se limitou a firmar que o meio-campista possui o mesmo grau de importância que os demais companheiros do Time de Guerreiros.
“Não vou comentar porque não acho nem inteligente nem ético. Decisões se tomam, geralmente tomadas por departamentos de futebol e não por técnicos. Pelo menos nos clubes organizados. E o futebol é momento, situação específica em cada lugar. O Renato Augusto entra na relação dos jogadores com mais qualidade técnica que nós temos no futebol brasileiro. Então ele será importante como os outros jogadores do elenco”, disse Mano.
Renato Augusto vai sair do Flu?
Em onze meses defendendo a camisa tricolor, Renato Augusto acumulou baixas performances, fator que culminou com várias críticas por parte dos torcedores. A nível de conhecimento, o medalhão disputou 29 jogos em 2024, por onde anotou apenas um gol. Como resultado do declínio, os dirigentes pretendem negociar o jogador.
Responsável por receber um dos maiores salários do atual elenco do Fluminense, Renato Augusto possui contrato válido até dezembro de 2025. No entendo, o objetivo da diretoria das Laranjeiras é emprestar ou vender o meia na próxima janela de transferência, marcada para janeiro.