Maradona idolatrava lenda do Fluminense
Em 2018, o canal de televisão TyC Sports, sediado em Buenos Aires, apresentou um programa especial que tinha como objetivo introduzir aos argentinos a figura de Rivellino, um ídolo do futebol brasileiro que brilhou no Fluminense, Corinthians e Seleção Brasileira. Durante o programa, Rivellino foi destacado como um “ídolo de infância de Maradona”.
O fascínio de Maradona por Rivellino teve início na Copa do Mundo de 1970, um evento que despertou grande interesse na Argentina, apesar da seleção nacional não ter participado da competição, sendo eliminada pelo Peru nas Eliminatórias, em uma partida realizada na Bombonera.
Sem a presença da seleção argentina no torneio, os argentinos direcionaram sua atenção para as campanhas das equipes vizinhas, como Uruguai e Brasil. Maradona tinha apenas nove anos naquela época e não teve a oportunidade de assistir aos jogos ao vivo, já que a transmissão em tempo real dos jogos da Copa do Mundo só começou a ser realizada na TV argentina a partir de 1974. No entanto, alguns vídeos esporádicos das partidas da lendária seleção brasileira de 1970 eram exibidos nos canais de televisão da época.
A admiração de Maradona por Rivellino é tão intensa que ele dedicou sua autobiografia “Yo Soy El Diego De La Gente” ao jogador brasileiro, tecendo elogios efusivos a ele. Nas palavras de Maradona, “Foi um dos maiores de todos os tempos, e quando eu digo isso as pessoas ficam surpresas. Não sei o porquê. Era a elegância e a rebeldia em pessoa para entrar em um campo de futebol. As coisas que me contam de Rivellino (tratado como “Rivelinho” todo o tempo) são incríveis. Ele também se rebelava contra os poderosos”.