Mudança no elenco! Fluminense tem 5 saídas e 5 chegadas confirmadas para 2024
Confira a barca dos jogadores que estão chegando e saindo
A temporada atual ainda não chegou ao fim, mas os planejamentos do Fluminense começaram a entrar em prática pensando em 2024. Nesse ínterim, a diretoria carioca definiu as saídas de dois jogadores titulares e três atletas em fim de contato. Por outro lado, o Tricolor das Laranjeiras vai suprir a ausência das negociações com o retorno de quatro nomes que estavam emprestado a a outros clubes.
A princípio, Nino e André estão em negociações avançadas com clubes europeus. De modo geral, o zagueiro está nos trâmites finais para assinar com o Nottingham Forest, da Inglaterra, enquanto o volante analisa as propostas de Arsenal, Liverpool e Fulham, ambos também ingleses. Em contrapartida, Willian Bigode está em fim de contrato e não deve ter seu vínculo renovado.
Por sua vez, Gabryel Martins, tem contrato válido até 31 de dezembro de 2023, mas deve permanecer de forma definitiva no Ferroviário, onde atua por empréstimo. Em contrapartida, o zagueiro Antônio Carlos, que pertence ao Orlando City, já tem acerto encaminhado com o Fluminense. Por fim, retornam de empréstimos: Calegari (Los Angeles Galaxy), Luan Freitas (Londrina), David Duarte (Bahia) e Cristiano (Chapecoense).
Fluminense e os títulos internacionais
Com o Mundial de Clubes marcado para ocorrer entre os dias 12 e 22 de dezembro na Arábia Saudita, o Fluminense vai na busca de seu segundo título internacional na história. Contudo, após faturar a Conmebol Libertadores, o Tricolor das Laranjeiras carimbou ainda a passagem para a Recopa Sul-Americana, que ocorre em fevereiro, diante da LDU.
Pela Recopa Sul-Americana, o Tricolor das Laranjeiras encara a LDU, nos dias 21 e 28 de fevereiro. De modo geral, o primeiro embate é sempre protagonizado na casa do campeão da Sul-Americana, e quando o jogo da volta ocorre no palco pertencendo ao vencedor da Conmebol Libertadores.
Os dois campeões da América possuem uma rivalidade antiga, na qual o time equatoriano levou a melhor em duas decisões. No entanto, o time comando por Fernando a Diniz pretende colocar um fim neste tabu. Sobretudo, Fluminense e LDU se esbarraram em duas decisões e os brasileiros foram despachados em todas elas.