Notícia perigosa chega como uma bomba e final da Recopa pode não acontecer
Equador vem sofrendo com violência de gangues
Apesar de ter o Campeonato Carioca pela frente, o Fluminense divide sua ambição também com a Recopa Sul-Americana, que ocorrerá nos dias 22 e 29 de fevereiro. De modo geral, o primeiro embate é sempre protagonizado na casa do campeão da Sul-Americana (LDU), enquanto o jogo da volta ocorre no palco do vencedor da Libertadores (Fluminense). Contudo, com a violência ocorrendo em solo equatoriano, um dos duelos poderá sofrer alterações.
A princípio, nesta terça-feira (9), um grupo de homens armados invadiu uma emissora televisiva no Equador ao vivo. Nesse ínterim, o presidente do país, Daniel Noboa Azin, estabeleceu um decreto emergencial que afirma um “Conflito Armado Interno”. De modo geral, a segurança equatoriana irá promover uma retaliação a várias gangues que estão empregando a desordem, bem como a instabilidade civil.
Como consequência do descontrole da segurança pública, o primeiro duelo da final da Recopa Sul-Americana, a ser realizada no Estádio Casablanca, em Quito, corre o risco de ser alterado. No entanto, pensando em não se precipitar enquanto há tempo de resolver os embates sociais no Equador, a Conmebol aguarda o desenrolar do conflito.
Recopa 2024 não é o primeiro encontro dos times
Os dois campeões da América possuem uma rivalidade antiga, na qual o time equatoriano levou a melhor em duas decisões. No entanto, o time comando por Fernando a Diniz pretende colocar um fim neste tabu na Recopa Sul-Americana 2024. Sobretudo, Fluminense e LDU se esbarraram em duas decisões e os brasileiros foram despachados em todas elas.
A princípio, em 2008, os planteis duelaram na final da Conmebol Libertadores. Na ocasião, no primeiro confronto, os equatorianos venceram por 4 a 2 e no embate da volta os cariocas emplacaram 3 a 1. No entanto, nas penalidades, o Tricolor das Laranjeiras perdeu por 3 a 1.
Posteriormente, na final da Sul-Americana de 2009, novamente os dois times se esbarraram. No primeiro jogo, a LDU goleou o Fluminense por um placar de 5 a 1. Por outro lado, no confronto da volta, o Tricolor das Laranjeiras diminuiu a diferença para 3 a 0, mas o agregado de 5 a 4 deu o título para o elenco equatoriano.