Nova regra pode fazer Felipe Melo se aposentar mais cedo
Felipe Melo chegou ao Fluminense em 2022 após o fim de contrato com o Palmeiras, clube onde conquistou taças e tornou-se um jogador muito importante durante sua passagem. No Fluminense, Felipe Melo manteve o mesmo nível, atuando como zagueiro, e foi campeão da Libertadores com o Tricolor.
No entanto, algo pelo qual Felipe Melo ainda é muito criticado é por sua excessiva característica explosiva dentro de campo. Conhecido como um jogador provocador e que fala bastante com árbitros durante os jogos, Felipe, até mesmo no início de sua carreira, teve fama de violento, como na Copa do Mundo de 2010, onde sua expulsão nas quartas de final foi um dos fatores para a eliminação do Brasil.
Com um alto número de cartões recebidos por temporada, a nova medida tomada pela International Football Association Board (IFAB) pode fazer com que o jogador tenha ainda mais problemas. Isso porque está sendo implementado o uso do “cartão azul”, de acordo com informações do jornal britânico The Telegraph.
Esse cartão terá como finalidade expulsar temporariamente, por um período de dez minutos, jogadores que cometam faltas consideradas antidesportivas ou que faltem com respeito ao árbitro, durante o jogo. O cartão, então, poderia prejudicar ainda mais Felipe, que tem um alto número de cartões vermelhos em sua carreira.
A medida também explica que se um jogador receber dois cartões azuis, ele será automaticamente expulso da partida. Ou também, caso receba um azul e um amarelo, o jogador também será expulso. A nova medida tem como objetivo tornar o jogo mais limpo, sem as paralisações e discussões com os juízes.
Quando será implementado?
Ainda de acordo com informações do jornal britânico The Telegraph, a nova medida será testada em breve. No entanto, inicialmente, deverá ser utilizada apenas em ligas dos escalões inferiores, como divisões de acesso em Portugal e na Europa. Em caso de sucesso e boa aplicação, as grandes ligas podem seguir a mesma atitude e incluir o cartão azul de forma definitiva.
Em relação às grandes ligas, a medida pode ser incluída já no próximo verão, mediante as federações que se candidatarem. Espera-se que a FA CUP, a Copa da Inglaterra, seja a primeira competição de grande escala a adotar essa medida. Com o novo método, Felipe Melo, que atualmente tem 40 anos, precisará evitar ainda mais problemas com a arbitragem.