Número 17 foi proibido na Fórmula 1 e nenhum piloto pode usar
Uma das modalidades que vem evoluindo ao decorrer dos anos tem sido a Fórmula 1, mas você sabe que o número 17 foi banido de estampar a lataria dos veículos? Em um gesto singelo, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) decidiu aposentar a numeração após o piloto francês, Jules Bianchi, ter falecido em 2015, depois de ter passado nove meses em coma.
No ano de 2014, o piloto em questão entrou com o pedido junto a FIA para utilizar o número 17 no seu automóvel. Com a solicitação aceita, Jules Bianchi esbanjou destreza nas mais variadas pistas de Fórmula 1, até sofrer grave acidente meses depois. Durante o GP do Japão daquele ano, o francês colidiu seu carro com um trator que estava removendo o carro de outro piloto, o alemão Adrian Sutil.
Diante do trágico acidente, ocorrido no dia 5 de outubro, os representantes da Federação Internacional de Automobilismo optaram por eternizar o número 17 com o nome de Bianchi. Após nove meses em coma, o piloto de Fórmula 1 faleceu, sendo evidenciado como a primeira vítima dentro das pistas a falecer depois que o brasileiro Ayrton Senna, tricampeão mundial, veio a óbito no GP de San Marino, em 1994.
Ainda que tenha falecido precocemente, aos 25 anos, Bianchi deixou seu legado de persistência e constância na Fórmula 1. O francês chegou a disputar 34 corridas entre as temporadas 2013 e 2014, sendo coroado por adquirir os primeiros pontos da história da Marussia na F1 ao terminar em nono lugar no GP de Mônaco de 2014.
A briga entre emissoras para televisionar a Fórmula 1
A Liberty Media, empresa que detém os direitos de transmissão da Fórmula 1, chegou a fechar parceria com a Bandeirante para cobrir o evento em questão. Com o contrato se encerrando ao final de 2024, a Red Globo atravessou as conversas e evitou que a renovação com a concorrência fosse decretada, chegando inclusive a cravar o retorno da modalidade às telinhas em 2025.
No entanto, pegando a todos de surpresa, a emissora paulista emitiu nota confirmando que a parceira com a Fórmula 1 seguirá até o final do próximo ano. Sendo assim, o entrave entre Band e Globo somente terá um fim com a decisão da Liberty Media sacramentada.
Confira a nota emitida pela Band:
“A Band comunica que a transmissão da Fórmula 1 continuará sendo feita por ela até o fim de 2024 e durante todo o ano de 2025, conforme contrato vigente. Após conversas com a Liberty Media, detentora dos direitos do mundial, não se chegou a um consenso em relação ao distrato e a emissora optou pelo cumprimento do contrato”, diz a nota da Band.