O dia que Thiago Neves entrou para o livro dos recordes por um jogo que traz péssimas lembranças
Em 2008, o torcedor Tricolor esteve muito perto de soltar o grito e comemorar o tão sonhado título da Copa Libertadores da América. Naquela edição, o grande time do Fluminense chegou até a decisão com a LDU, do Equador, mas foi superado nos pênaltis.
No primeiro jogo da final, que aconteceu no Estádio Casablanca, em Quito, a equipe Tricolor que era comandada pelo técnico Renato Gaúcho, saiu derrotada por 4 a 2. O resultado, que apesar de elástico, quando considerado uma decisão, não desanimou o torcedor.
No jogo da volta, no Maracanã, a torcida do Fluminense lotou o estádio e fez uma linda festa que empurrou a equipe que foi em busca do resultado. E veio. O Time de Guerreiros, com três gols de Thiago Neves, venceu a partida por 3 a 1 e levou a decisão para os pênaltis.
Porém, a decisão nas penalidades não foi boa para a equipe do Rio de Janeiro, que perdeu a oportunidade de conquistar pela primeira vez a Libertadores. Washington, Conca e Thiago Neves (que vinha sendo o herói da decisão no tempo normal), desperdiçaram suas cobranças. No fim, a LDU foi a campeã da competição continental.
Porém, aquela final da Libertadores se viu algo que nunca havia acontecido antes. Os três gols do meia Thiago Neves na decisão era algo inédito, o que rendeu ao jogador o registro no Guiness Book – Livro dos Recordes.
“Obrigado ao Guiness pelo presente e reconhecimento desse hat-trick inédito em uma final de Libertadores. O resultado daquela noite ficou longe de ser aquilo que os torcedores, jogadores e o clube almejavam na época. Essa ferida segue aberta, mas, felizmente com o aprendizado da derrota aquela geração se fortaleceu”, escreveu Thiago Neves.
Sonho do Fluminense está mais perto de começar
O sonho de consumo do torcedor do Fluminense é a conquista da Copa Libertadores da América. No início deste mês, a competição continental começou com sua fase preliminar, mas o Tricolor, já classificado para a fase de grupos, só entra na competição em abril.
Agora, o Time de Guerreiros aguarda somente o sorteio da fase de grupos que vai acontecer no dia 22 de março. De acordo com o regulamento da Conmebol, clube do mesmo país não podem cair no mesmo grupo, com a exceção daqueles que vierem das fases preliminares, caso de Atlético-MG e Fortaleza. Esses são os únicos brasileiros que podem ser adversários do Fluminense na fase de grupos, caso avancem.
Veja o calendário:
– Sorteio da fase preliminar: 21 de dezembro
– Fase preliminar: 8 de fevereiro a 15 de março
– Sorteio da fase de grupos: 22 de março
– Disputa da fase de grupos: 5 de abril a 28 de junho
– Sorteio das oitavas de final: 21 de julho
– Disputa das oitavas de final: 2 a 9 de agosto
– Quartas de final: 23 a 30 de agosto
– Semifinais: 27 de setembro a 4 de outubro
– Final: 11 de novembro