Oficial: Fluminense é avisado e final muda para 6 de dezembro
O Fluminense, nesta reta final da temporada, terá que se dividir entre duas competições distintas devido ao apertado calendário do futebol brasileiro nas principais competições. A equipe terá que direcionar sua atenção para a final da Libertadores e a reta final do Brasileirão.
Embora o foco principal esteja na conquista da Libertadores diante do Boca Juniors no Maracanã, o Flu ainda tem ambições de conquistar um lugar no G4 do Brasileirão. A equipe está tendo uma temporada muito boa, desde que alcance seus objetivos, e busca garantir a classificação para o Mundial de Clubes que será realizado na Arábia Saudita.
No entanto, o clube tricolor recebeu uma notícia de última hora que pode preocupar, afetando o calendário já programado para as rodadas finais do Brasileirão. A notícia é que houve um reagendamento no calendário do futebol brasileiro que impactará todos os clubes na reta final do Brasileirão.
CBF confirma nova data
O Campeonato Brasileiro, que tem apenas nove rodadas restantes para seu término, teve uma nova data definida para a final da competição. Anteriormente, essa final estava programada para o dia 3 de dezembro (domingo), mas a entidade CBF decidiu adiá-la para o dia 6 de dezembro (quarta-feira), o que resultará em uma extensão da reta final para os clubes.
A mudança da data da final ocorrerá a partir da 35ª rodada do Campeonato, quando a nova data FIFFA de novembro entrará em vigor, reprogramando assim o calendário do Brasileirão para concluir a competição no dia 6 de dezembro. A CBF justifica essa ação com base em artigos do Regulamento Específico da Competição do Brasileirão e também no Regulamento Geral das Competições (RGC).
A razão principal para esse reagendamento é manter a integridade dos atletas após a data FIFA, bem como preservar o equilíbrio técnico da competição. A CBF ainda finaliza dizendo que essa mudança é do interesse dos clubes, dos jogadores e dos torcedores envolvidos no torneio.
É importante mencionar que essa remarcação não afetará o calendário do futebol brasileiro para 2024. A CBF realizou o reagendamento de forma a não causar problemas no próximo ano e manter os interesses dos clubes para o ano de 2023. O calendário do ano seguinte será publicado em breve, e não haverá alterações nos períodos de férias e nas datas de início das competições.