Perseguido pela arbitragem? Fluminense mal comete faltas e recebe muitos cartões
Nas últimas partidas, o Fluminense tem enfrentado uma enorme dificuldade: o alto número de cartões que seus jogadores recebem por partida.
O Tricolor, de acordo com um recente levantamento, é considerado um dos times mais disciplinados em relação a cometer faltas, sendo a equipe que menos comete infrações na Série A entre os clubes.
Todavia, mesmo sendo disciplinado, o Fluminense tem sofrido constantemente com o alto número de cartões, incluindo duas expulsões em duas partidas diferentes, uma na Libertadores (Samuel Xavier) e outra no Brasileiro (Martinelli, que inclusive recebeu seu primeiro cartão vermelho na carreira).
Jogadores do Fluminense viraram carta marcada pela arbitragem
Isso levou alguns torcedores a questionarem se existe uma possível “perseguição” por parte da arbitragem aos jogadores do Fluminense, especialmente por ter jogadores polêmicos, como: Felipe Melo, John Kennedy, David Braz e entre outros.
Apesar de ter um estilo de futebol ofensivo e muitos passes, o Fluminense é conhecido por ser um time ativo no campo adversário, o que explica a baixa quantidade de faltas cometidas.
No entanto, esse estilo de jogo agressivo pode levar à necessidade de interromper jogadas e, ocasionalmente, resultar em cartões.
Esse estilo, praticado por Fernando Diniz, foi criticado, por exemplo, por alguns torcedores no jogo de ida das semifinais da Libertadores, quando o clube perdeu Samuel Xavier rapidamente após uma expulsão.
Além disso, a crítica se deve à entrada de John Kennedy, um atacante, em vez da manutenção de um meia mais defensivo (Alexsander ou Lima) diante do perigo que os atacantes do Internacional levam ao gol adversário.
Outro ponto a ser destacado é o fraco desempenho dos árbitros nesta edição do Brasileirão, onde nem sempre os critérios são mantidos. O Fluminense, por exemplo, já foi prejudicado em diversas oportunidades no campeonato, além das competições da Conmebol, com até mesmo Diniz fazendo reclamações as entidades.
Apesar dos cartões, a equipe do Fluminense ainda é considerada disciplinada. Confira o top 5 dos times da série A com menos faltas cometidas:
1º Fluminense – 314
2º Grêmio – 317
3º Cuiabá – 317
4º Botafogo – 323
5º Flamengo – 323