PM dá o aval para a CBF e Fluminense recebe ajuda inesperada
Na noite desta quarta-feira (06), marca o final do Campeonato Brasileiro de 2023, sendo um dos mais disputados dos últimos anos muitas equipes ainda têm suas definições nesta noite, e embora o Fluminense não brigue por nada e já pense no Mundial, o rival Vasco ainda luta pela permanência na Série A.
Para os duelos da última rodada, onde todos acontecem no mesmo horário, com início às 21:30, a CBF abriu uma exceção para ter dois jogos no Rio de Janeiro, embora isso seja algo perigoso e alertado. No entanto, a CBF enviou um ofício à PM e à Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) solicitando que as partidas acontecessem.
Como a polícia militar geralmente é rigorosa, havia alerta sobre a possibilidade de conflito entre as torcidas durante ou após o confronto. Desta vez, a CBF obteve a exceção, mas a PM permanecerá em alerta, já que São Januário estará lotado e o Maracanã também, com um ótimo público e reforçando a segurança.
Fluminense e Vasco estão confirmados para jogarem no mesmo horário
O Batalhão Especializado em Policiamento em Estádios (BEPE) está se preparando com uma logística especial para garantir a segurança nas duas partidas, evitando problemas, já que os dois estádios estarão lotados e a recente rivalidade acirrada entre os clubes exigirá um reforço policial significativo nos confrontos.
A Associação Nacional das Torcidas Organizadas (Anatorg), inclusive, fez um alerta, criticando a decisão da CBF por marcar dois jogos de rivais na mesma cidade, no mesmo dia e horário. A Anatorg também comunicou que as torcidas organizadas de ambos os clubes envolvidos não foram informadas nem convocadas para uma reunião pré-jogo com o BEPE.
Apesar dos diversos alertas, as partidas ainda estão confirmadas. O Fluminense, 7º colocado, enfrentará o Grêmio, 4º colocado, enquanto o Vasco, 16º colocado, jogará contra o RB Bragantino, 6º colocado, com o Vasco jogando sua permanência na Série A em São Januário. As torcidas devem ter cuidado ao se dirigirem ao estádio, mesmo com o policiamento reforçado.