Quais são as principais cores do Fluminense?
Com três cores oficiais, o Fluminense estampa atualmente em seu escudo, bandeira e uniforme o grená, verde e o branco. Inicialmente as cores iniciais do clube eram cinza e branco. A mudança foi aprovada no ano de 1904, em assembleia geral extraordinária, devido a dificuldade de encontrar tecido da cor cinza, em falta no mercado a época.
O uniforme titular da equipe consiste em camisa tricolor em grená, verde e branco, com listras verticais e calções e meias brancos. O uniforme alternativo é camisa branca, calção vermelho e meias vermelhas.
De acordo com o estatuto do Fluminense, as cores previstas são:
Art. 144 – As cores oficiais do FLUMINENSE são: encarnado, branco e verde, e obedecerão os padrões definidos nas classificações do Atlas de Hicktier, elaborado segundo a “Escala Europa”, e o Atlas de Munsell
a) De acordo com a Escala Europa, o encarnado é composto de:
– 50% de ciano (azul ciano) – 90% de magenta (vermelho púrpura) – 80% de amarelo – 20% de preto
De acordo com o Atlas de Munsell, a classificação é: 5R 2/8.
b) De acordo com a Escala Europa, o verde é composto de:
– 90% de ciano (azul ciano) – 50% de magenta (vermelho púrpura) – 80% de amarelo – 10% de preto
De acordo com o Atlas de Munsell, a classificação é: 5 BG 2/4.
§ 1º – Para impressão gráfica (CMYK), as definições das cores são:
a) Encarnado
C – 0 Y – 65 M – 100 K – 47
b) Verde
C – 100 Y – 83 M – 0 K – 47
Art. 145 – O pavilhão, a flâmula, os uniformes oficiais e os distintivos do FLUMINENSE terão as cores oficiais descritas no art. 144 e deverão estar de acordo com os modelos aprovados pelo Conselho Deliberativo, sendo permitida a inserção de propaganda comercial nos uniformes, independentemente de consulta ao Conselho Deliberativo.
§ 1º – O FLUMINENSE poderá criar uniformes não oficiais, com cores diferentes das oficiais, desde que os modelos, previamente apresentados, sejam aprovados pelo Conselho Deliberativo.
§ 2º – Os uniformes não oficiais somente poderão ser usados em jogos amistosos ou torneios não oficiais.
Art. 146 – O pavilhão do FLUMINENSE é constituído de duas partes iguais, encarnada a superior e verde a inferior, separadas por uma faixa branca e tendo no meio, traçados em branco, o escudo e o monograma do Clube.
Casa cheia no brasileirão
Para a próxima partida do Fluminense em casa, no Maracanã, já estão garantidos mais de 10 mil tricolores. O duelo é diante do Fortaleza, no próximo sábado, 10 de setembro, às 19 horas.
As vendas de ingressos estão abertas no site: nense.com.br.