Qual é a sede do Fluminense?
A sede do Fluminense está localizada na cidade do Rio de Janeiro, no bairro Laranjeiras, na Zona Sul carioca. Sendo conhecido como principal fonte histórica da torcida tricolor, o prédio principal da Rua Álvaro Chaves conta com opções de entretenimento para o público. Portanto, é possível agendar uma visita à sua sede, que é um verdadeiro passeio pela rica e centenária história do clube.
As Laranjeiras foi o local para onde o tricolor carioca mandou seus jogos durante décadas. Por motivos de segurança, em função da grande demanda de público, o clube vem jogando atualmente no Maracanã. Ao longo de muitas décadas mandando as suas partidas para lá, o Fluminense fez 842 partidas no espaço.
A sua capacidade é de 8.000 pessoas, após a demolição de parte de suas arquibancadas em 1961 e medidas para garantir a segurança e o conforto de eventuais assistentes, já que o estádio está desativado para jogos oficiais.
Atualmente o time principal manda seus jogos no Estádio do Maracanã e treina no CT Carlos José Castilho, inaugurado em 21 de julho de 2016, data do aniversário de 114 anos do clube, com a equipe profissional do Fluminense começando a treinar no local em 11 de outubro de 2016.
O Centro de Treinamento do Fluminense tem três campos oficiais, área de suporte e área do futebol. O CT do Fluminense foi o único Centro de Treinamento de clubes do Rio de Janeiro escolhido para receber seleções nacionais durante a realização da Copa América de 2019, tendo sido utilizado pelas seleções nacionais do Qatar, Peru, Uruguai e Argentina.
Localizado em Xerém, o CT onde treinam as categorias de base do Fluminense está localizado em um espaço de 130.000 metros quadrados, próxima à serra de Petrópolis. A escritura do terreno foi assinada em 21 de julho de 1981, dia do aniversário de 79 anos do clube, com a abertura da área tendo ocorrido em 30 de abril de 1983, mas sua inauguração aconteceu apenas dez anos depois, no dia 16 de dezembro de 1995.