Quando Manoel voltará a jogar pelo Fluminense?
Uma das baixas importantes do Fluminense é o zagueiro Manoel, que era um dos homens de confiança do técnico Fernando Diniz no setor defensivo da equipe. No mês passado, ele passou por uma artroscopia no joelho direito para tratar uma lesão no menisco. A cirurgia foi realizada com sucesso e, desde então, o defensor iniciou o processo de fisioterapia.
De acordo com informações apuradas pelo portal NETFLU, Manoel tem trabalhado duro em sua recuperação, com sessões de treinamento em dois períodos do dia, com o objetivo de acelerar seu retorno aos gramados.
A preparação física tem dado uma atenção especial ao defensor, já visando as principais competições que se iniciam no próximo mês. Mesmo com o bom desenvolvimento, ainda não há um prazo definido para o retorno do atleta. Baseado em outros casos da mesma lesão, a expectativa de recuperação completa é de um mês.
Mesmo que Manoel esteja entrando na reta final de recuperação, a diretoria Tricolor não descarta voltar ao mercado da bola e contratar um zagueiro. Alguns defensores foram sondados, porém, nenhuma proposta oficial foi feita. Nino e David Braz seguem sendo a dupla titular da equipe comandada por Fernando Diniz.
Outro atleta do Time de Guerreiros passou por cirurgia, porém, não deve mais voltar em 2023
Na última semana o Fluminense divulgou que Jorge foi submetido a uma cirurgia bem-sucedida no joelho direito, 14 dias após a lesão. Apesar do sucesso no procedimento, não há previsão de retorno aos gramados. Emprestado pelo Palmeiras até dezembro, o jogador corre o risco de não atuar novamente pelo clube carioca.
A operação, realizada pelos médicos Douglas Santos e Ricardo Olivero do Fluminense, reconstruiu o ligamento cruzado anterior e suturou o menisco medial. A recuperação de Jorge será conduzida pelo fisioterapeuta Nilton Petrone, também conhecido como “Filé”, que é um especialista renomado na área. A expectativa é que o jogador utilize o MAC (Método de Aceleração Cicatricial) para tentar acelerar sua recuperação e, quem sabe, retornar ainda em 2023. Contudo, cirurgias de ligamento no joelho costumam demandar um tratamento de no mínimo seis a oito meses.
Jorge teve uma participação discreta no Fluminense até o momento, jogando apenas quatro vezes neste início de 2023, sendo titular em três oportunidades. O jogador ainda não marcou gols ou deu assistências vestindo a camisa tricolor.