Quantas vezes o Fluminense chegou na final da Copa do Brasil?
Confira quantas vezes que o Fluminense Football Club conseguiu chegar até a grande decisão da Copa do Brasil, uma das principais competições do país. A equipe do Rio de Janeiro possui uma história de peso dentro do cenário nacional e continental do futebol e isso não é novidade, acumulando campanhas de destaque nos mais variados torneios.
Claro que os torcedores sempre acabam focando e guardando no peito com mais destaque aquelas campanhas que fazem com que o time fique com um troféu. No entanto, também há temporadas memoráveis e de destaque que podem ser exaltadas, mesmo que, no final das contas, a taça não tenha ido parar nas Laranjeiras.
Assim, separamos as campanhas de maior destaque do Fluminense dentro da Copa do Brasil, focando no desenrolar daqueles anos em que o time conseguiu chegar até a decisão da competição. Ao todo, foram três vezes em que a equipe tricolor avançou e esteve a um passo de arrecadar a taça em questão, conseguindo alcançá-la em uma oportunidade.
Finais do Fluminense na Copa do Brasil
1992- Internacional
Em 1992, por exemplo, quando a Copa do Brasil ainda estava em seus primeiros anos de existência, o Tricolor das Laranjeiras já conseguiu acumular uma campanha de destaque dentro dos gramados, chegando até a grande decisão. Na época, Picos, do Piauí, Sergipe, Criciúma e Sport foram derrubados, no decorrer do torneio eliminatório, pela equipe carioca.
Assim, o Fluzão avançou até a final, que teve como adversário o Internacional de Porto Alegre. A primeira partida da decisão deu esperança aos tricolores, que venceram, em casa, por 2 a 1, com gols de Wagner e Ézio. No entanto, a derrota fora, por 1 a 0, fez com que os gaúchos ficassem com a taça, tendo em vista o critério de desempate baseado nos gols fora de casa.
2005 – Paulista
Mais de uma década depois, o Fluminense chegaria naquela que foi a sua segunda final de Copa do Brasil, mas, em mais uma oportunidade, o time levou a pior. Dessa vez, inclusive, contra um adversário de menor expressão. Durante a campanha, o Tricolor eliminou o Campinense, o Esportivo, o Grêmio, o Treze, da Paraíba e o Ceará, até chegar no confronto que valia a taça.
A grande decisão daquele ano, como todos sabem, não gerou o resultado que os torcedores esperavam. Já na primeira partida as coisas saíram do controle, quando Márcio Mossoró e Léo Aro marcaram para o Paulista, dono da casa, dentro do Estádio Doutor Jayme Cintra, em Jundiaí. Assim, na volta da decisão, em São Januário, diante de 25 mil tricolores, nenhum gol foi marcado, dando a taça para o adversário.
2007 – Fluminense x Figueirense
Dois anos depois, o tão sonhado título da Copa do Brasil foi alcançado pelo Fluminense, em uma campanha impecável que terminou com o triunfo em cima do Figueirense e a arrecadação da primeira taça. Naquele ano, o time conseguiu arrecadar, em 12 jogos, 6 vitórias, 5 empates e 1 derrota, tendo marcado 22 gols e sofrido a metade deles, 11.
Durante a edição de 2007 da Copa do Brasil, o Fluminense enfrentou e derrubou a Associação Desportiva Senador Guiomard, do Acre, o América de Natal, no Rio Grande do Norte, o Bahia, o Atlético Paranaense e o Brasiliense em seu caminho até a final.
Curiosidade sobre a decisão é que ela quase foi um Clássico Vovô, com o Figueirense derrotando o Botafogo, na semifinal, pelos gols fora, em um jogo repleto de polêmicas e reclamações por parte do alvinegro carioca.
De qualquer forma, quem chegou na decisão foi o Fluzão, contra os catarinenses. Na ocasião, os comandados de Renato Gaúcho não levaram a melhor dentro de casa, no Maracanã, diante de 65 mil tricolores, ficando apenas no empate em um a um, com gols marcados por Adriano Magrão (Flu) e Henrique (Fig).
Mas, na volta, dentro do Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, Roger marcou logo aos 3 minutos do primeiro tempo, fazendo com que o Fluminense precisasse apenas administrar para ficar com a taça que era inédita para a instituição.
O elenco daquela decisão foi composto por Fernando Henrique, Carlinhos, Thiago Silva, Roger, Júnior César, Fabinho, Arouca, Cícero, Carlos Alberto (Thiago Neves), Alex Dias (Rafael Moura) e Adriano Magrão (David). Nomes que, com toda certeza, ficaram marcados para sempre na memória dos torcedores.