Quanto Fernando Diniz estava embolsando na Seleção Brasileira?
Fernando Diniz, depois de receber uma segunda chance no Fluminense após uma passagem boa, porém sem resultados expressivos em 2019, o técnico retornou no segundo semestre de 2022 em baixa no mercado após passagens ruins por Vasco da Gama e Santos. No entanto, desde sua chegada ao Fluminense, o treinador tem feito extremo sucesso.
Campeão carioca em 2023 e da histórica e inédita Libertadores da América, Fernando Diniz, no meio de 2023, inclusive, foi chamado para a Seleção Brasileira, que havia recentemente rebaixado Ramon Menezes para a equipe sub-20. A ideia, a princípio, era Diniz assumir o cargo até meados de junho de 2024.
Depois desse período de contrato, entraria Carlo Ancelotti, que, segundo palavras do próprio Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, o acordo com o italiano já estava fechado para o ciclo de 2026, algo que não ocorreu, com Ancelotti afirmando que apenas ouviu a proposta, mas preferiu ficar no seu clube atual. Ednaldo Rodrigues, inclusive, chegou a ficar fora da presidência da CBF.
No início de 2024, após retornar à presidência da entidade brasileira, Ednaldo tomou uma atitude drástica, mandando embora Fernando Diniz, treinador que ainda tinha contrato com a Seleção Brasileira. A medida de Ednaldo foi principalmente para ter um técnico para o ciclo até 2026, que será Dorival Junior.
Gastos da CBF com Diniz são revelados
Para ter Diniz, a CBF teve primeiro que conseguir a liberação do Fluminense, que liberou o treinador durante o ciclo no final de 2023. No entanto, para isso, a CBF teve que desembolsar um valor milionário para ter o treinador, e de acordo com o jornal “O Globo”, a entidade desembolsou ao todo cerca de 6 milhões de reais com o técnico do Flu.
Parte deste dinheiro inclusive foi usado pelo Flu para pagar o salário do treinador nos períodos em que ele esteve a serviço da Seleção. Apesar de ter saído da Seleção, Diniz ainda teria dois amistosos para realizar, que agora serão comandados por Dorival. O técnico inclusive já teve seu desligamento comunicado pelo Tricolor Paulista via redes sociais.
Para Fernando Diniz, apesar da chateação do técnico em não ser chamado para ser o treinador do novo ciclo da Seleção, agora ele terá total foco e liberdade no Fluminense, onde em 2024 a equipe Tricolor busca novamente empilhar taças. Diniz, inclusive, já tem dois reforços para o elenco nesta próxima temporada.