Renato Augusto comunica o Fluminense e decide virar treinador
Anunciado como novo reforço do Fluminense ao final de 2023, Renato Augusto ainda não conquistou seu espaço dentro de campo com a camisa tricolor. No entanto, segundo o site Trivela, o meio-campista tem auxiliado Mano Menezes como uma espécie de “treinador”. Enquanto é preterido nas quatro linhas, o experiente jogador tenta contribuir como pode.
Contratado a pedido de Fernando Diniz, o jogador de 36 figurou no banco de reservas em seu comando, repetindo o feito com a chegada de Mano Menezes. Ainda de acordo com o portal, Renato Augusto chegou a realizar algumas reuniões com a comissão técnica a fim de entender sua real função nos bastidores do Fluminense.
Sem pensar em se aposentar e com contrato firmado até dezembro de 2025, o meio-campista tem se esforçado para que sua destreza seja colocada em jogo na reta final da atual temporada. Por sua bagagem extensa de clubes defendidos, Renato Augusto tornou-se uma espécie de pilar para os jogadores mais novos, sendo ouvido atentamente na busca pela permanência na Série A.
Em 2024, o meia disputou 27 partidas, sendo nove como titular absoluto. Nesse ínterim, marcou um gol, mas caiu no ostracismo com o desembarque de Mano Menezes. De modo geral, a última vez que o meia entrou em campo foi na derrota do Fluminense para o Vasco da Gama, por 2 a 0, no dia 10 de agosto, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O que Mano pensa sobre Renato Augusto?
Em coletiva de imprensa, Mano Menezes chegou a avaliar o atual elenco do Fluminense, sendo questionado sobre a não utilização de Renato Augusto. Evitando criar polêmica por ter tido ligação direta na dispensa do craque do Corinthians, o técnico se limitou a dizer que sua importância é a mesma que as dos demais jogadores.
“Não vou comentar porque não acho nem inteligente nem ético. Decisões se tomam, geralmente tomadas por departamentos de futebol e não por técnicos. E o futebol é momento, situação específica em cada lugar. O Renato Augusto entra na relação dos jogadores com mais qualidade técnica que nós temos no futebol brasileiro. Então ele será importante como os outros jogadores do elenco”, explicou o treinador.