Renato Gaúcho: O autor do famoso gol de barriga do Fluminense
Autor do famoso gol de barriga, que deu o título carioca de 1995 para o Fluminense, Renato Gaúcho é um dos grandes personagens e ídolos do tricolor dentro de fora de campo. Como jogador, Renato disputou 66 jogos e marcou 26 gols. Como treinador, Portaluppi teve quatro passagens pelo tricolor, com 202 jogos.
Nascido em 9 de setembro de 1962 em Guaporé, Rio Grande do Sul, Renato Gaúcho surgiu para o futebol no Grêmio em 1980. Fazendo a estreia no dia 15 de junho do mesmo ano, Renato começou com derrota por 1 a 0 para o Comercial.
Maior ídolo da história do Grêmio, Renato foi campeão da Copa Libertadores e do Intercontinental (Mundial) em 1983. Na final mundial, Renato marcou os dois gols na vitória por 2 a 1 contra o Hamburgo, da Alemanha.
Até chegar no Fluminense em 1995, Renato jogou por Grêmio, Flamengo, Roma, Botafogo, Cruzeiro e Atlético-MG. No ano, Flamengo e Fluminense foram os únicos times que chegaram a rodada final do octogonal com chances de ser campeão.
Com vantagem de 2 a 0 no primeiro tempo, o Fluminense teve três jogadores expulsos, que permitiu o empate do rival. Aos 41 minutos do segundo tempo, o meia Airton fez bela jogada pela ponta e bateu no gol, com a bola desviando na barriga de Renato e indo para dentro do gol. Com o 3 a 2, o Fluminense foi campeão carioca de 1995.
Ainda em 1995, Renato foi importante para que o tricolor chegasse a fase semifinal do campeonato brasileiro, eliminado para o Santos. Já em 1996, o Fluminense vinha fazendo uma péssima campanha, brigando contra o rebaixamento, quando Renato afirmou que andaria nu se o Flu fosse rebaixado.
A promessa não foi suficientes, o Fluminense terminou em 19° e Renato não cumpriu a palavra. De acordo com Renato o combinado não seria necessário, já que o tricolor carioca não jogou a série B no ano seguinte. Com a virada do Caso Ivens Mendes, o Fluminense continuou na série A.
Como treinador, Renato Gaúcho é lembrado com carinho pela nação tricolor. O técnico tem 202 jogos a frente do Fluminense, conquistando o título de campeão da Copa do Brasil em 2007 e o vice da Libertadores em 2008. A última passagem aconteceu em 2014, sendo demitido em 2 de abril de 2014 por uma sequência de resultados negativos.
Aos 60 anos, Renato é o atual treinador do Grêmio.