Revelado o motivo do Fluminense entregar o Brasileirão para o Botafogo
Fluminense e Botafogo fazem campanhas surpreendentes no Campeonato Brasileiro de 2023, mas por diferentes motivos.
O Botafogo ostenta um desempenho muito acima do projetado pela maior parte dos analistas: mesmo com o alto investimento e a chegada da SAF de John Textor, a liderança isolada da competição surpreende porque não se imaginava que o clube teria tamanho sucesso a curto prazo.
Já o Fluminense é o atual quarto colocado, constituindo um bloco de clubes muito próximos em pontuação, mas ainda consideravelmente atrás do Botafogo.
Considerando o terceiro lugar no Brasileirão do ano passado, o campeonato do Fluminense está dentro das expectativas, mas uma estatística curiosa indica o que poderia fazer com que o Tricolor das Laranjeiras tivesse uma temporada melhor.
Fluminense é simultaneamente um dos melhores mandantes e um dos piores visitantes do primeiro turno do Campeonato Brasileiro
Se o Fluminense tem conseguido se manter na zona de classificação para a Libertadores, brigando na parte de cima da tabela, isso se deve ao desempenho excepcional como mandante.
Como anfitrião, o Fluminense ainda não perdeu no Campeonato Brasileiro, tendo conquistado 24 pontos entre 30 disputados. Além disso, a equipe marcou 15 gols nos 10 duelos como mandante, o sofreu apenas 5. Um aproveitamento de 80%.
Apenas o Botafogo, que venceu todos os seus 10 jogos em casa, tem uma campanha melhor enquanto mandante.
O problema é que fora de casa o Fluminense parece outra equipe: é apenas o 14º melhor visitante, com apenas 2 vitórias, 1 empate e preocupantes 6 derrotas nos 9 jogos disputados fora de casa. Apenas 7 pontos entre os 27 disputados. Como visitante, o Tricolor Carioca marcou 10 gols e sofreu 14.
Para atingir seus objetivos no Brasileirão e garantir a vaga para a Libertadores do ano que vem, é importante que o Fluminense seja capaz de manter essa regularidade enquanto mandante, mas que consiga corrigir a postura em confrontos como visitante.