Reviravolta acontece e Kayky, do Fluminense, não vai mais jogar no Watford
O fluxo de caixa do Fluminense será contemplado com a venda de Kayky Almeida ao Watford, da Inglaterra. Todavia, o zagueiro de 19 anos foi pego de surpresa com a mudança de planos dos ingleses, uma vez que o jogador não possui pontos suficientes para atuar na Premier League ou Championship. Dessa forma, além das cifras diminuírem no ato da transferência, o defensor será emprestado a clube da Bélgica para conseguir rodagem.
Ao contrário do futebol brasileiro, para que estrangeiros possam atuar na elite do futebol inglês é preciso já ter contabilizado experiências no time principal de seu ex-clube. Por ter apenas um jogo no plantel principal do Fluminense, Kayky não apresentou pontos suficientes para conseguir o visto de trabalho, o que será conquistado apenas com seu empréstimo para outro país.
De acordo com o especialista em mercado da bola, Fabrizio Romano, a saída do garoto do Fluminense custará aos ingleses 2 milhões de euros (cerca de R$ 12 milhões na cotação atual) por 80% dos direitos econômicos. No entanto, das cifras totais, haverá o valor fixo de 1 milhão de euros (R$ 6 milhões) referente ao bônus por metas batidas. Apesar das tratativas, a assinatura de contrato ainda não foi sacramentada pelo Watford.
Kayky no Fluminense
Cria de Xerém, Kayky Almeida deslanchou nas categorias de base do Rio de Janeiro. No entanto, em 121 partidas disputadas, apenas uma foi contabilizado no elenco principal do Fluminense. Nesse ínterim, o zagueiro de 19 anos marcou 14 gols e uma assistência, além de ter erguido os títulos da Libertadores (2023), Campeonato Carioca (2023) e Torneio Otávio Pinto Guimarães (2023).
Mesmo com a pouca idade, o jogador sempre foi muito bem visto pelos dirigentes tricolores. No entanto, com a contratação de outros defensores para a temporada 2024, Kayky foi perdendo cada vez mais imponência para figurar no elenco principal. Segundo assim, Mano Menezes e sua comissão técnica foram a favor da sair da garoto para o futebol europeu.
A venda ainda não foi sacramentada, mas está em curso. Em abril de 2023, o Fluminense estendeu o contrato de Kayky Almeida até o fim de 2027.
Nesta temporada, o zagueiro de 19 anos estreou entre os profissionais com breve participação na vitória por 2 a 1 sobre a Portuguesa, no Campeonato Carioca – à época, os titulares ainda não haviam estreado com Fernando Diniz.