Rival do Fluminense é pegou-se surpresa e está FORA da Copa do Brasil de 2024
Uma das grandes novidades para 2023 foi a nova regra de classificação para a Copa do Brasil de 2024, na qual o sistema de classificação sofreu uma mudança total. Agora, é obrigatório ter um bom desempenho no estadual, no Brasileirão ou em competições continentais para conquistar a vaga na copa nacional, que teve o São Paulo como campeão neste ano.
Aumentando a importância dos estaduais, diversos times que tiveram desempenho ruim em seus respectivos campeonatos locais precisaram se esforçar ao longo da temporada para garantir suas vagas. Isso inclui o próprio São Paulo, que inicialmente não possuía vaga, mas assegurou sua participação na competição do próximo ano com o título conquistado.
Devido a essa mudança, um gigante e rival do Fluminense no Brasileirão já está oficialmente fora da Copa do Brasil. Essa exclusão representa uma baixa significativa para a competição, evidenciando a fase ruim da equipe e as questões administrativas que “apequenaram” o clube tanto em solo nacional quanto internacional.
Rival do Flu está fora da Copa do Brasil
Com um título em sua bagagem conquistado em 2010, assim como o Fluminense que tem um conquistado em 2007, o Santos não tem mais chances de participar da Copa do Brasil. Isso porque o rival do Flu no cenário nacional fez, pelo terceiro ano consecutivo, uma má campanha no estadual, não passando nem da primeira fase.
No campeonato paulista, apenas Palmeiras, Água Santa, Bragantino, Ituano e São Bernardo garantiram suas vagas. Outras vagas, até o momento, são do Corinthians e do Botafogo de Ribeirão Preto, que herdaram as vagas de Palmeiras e RB Bragantino, classificados para a Libertadores, e do São Paulo, que não tinha vaga e ganhou com o título da Copa do Brasil.
Assim, o Santos só poderia participar da competição caso se classificasse para a Libertadores, algo impossível, já que não alcança mais o Flamengo (primeiro time do G6) em pontos. Além disso, teria que torcer para o rival Corinthians chegar ao G-6 do Campeonato Brasileiro e se classificar para a Libertadores, mas que não daria vaga ao Peixe, e sim ao Mirassol.
Dessa forma, o Peixe, que brigou para não cair em 2023, ficará restrito apenas ao Brasileirão, ao estadual e também à briga pela Sul-Americana, onde do 14º até o 7º são classificados para a competição continental, podendo até mesmo ficar apenas com o Brasileirão e o estadual, o que certamente irá pesar nas finanças do clube para 2024 e posteriormente em 2025.