Rombo nos cofres do Flamengo é descoberto e clube pode ir à falência
Considerado um dos clubes mais imponentes do futebol sul-americano em termos financeiros, o Flamengo precisa ligar seu sinal de alerta sobre possíveis dores de cabeça. De acordo com o economista Cesar Grafietti, que teve acesso a documentos do rubro-negro carioca, as chances de uma desestruturação são maiores do que se imagina.
Detendo em mãos a maior receita do Campeonato Brasileiro, o Flamengo quase duplicou sua dívida nos últimos meses em comparação à temporada passada. Contabilizando as despesas com contratações e aquisição do terreno do Gasômetro para a construção de seu estádio próprio, o rubro-negro chegou a dívida líquida de R$ 562 milhões, que antes estava na casa dos R$ 167 milhões.
“Eu tive acesso a um orçamento que o Flamengo fez para o ano que vem… Mostra um risco que o clube assume ao fazer um investimento tão importante, mas no ano eleitoral. O clube hoje mostra-se um pouco mais vulnerável do que era há algum tempo. É muito fácil você destruir algo que levou tanto tempo para ser recuperado. Nesse fluxo positivo que o Flamengo tem, o risco dele se desestruturar muito rápido é muito grande”, analisou o economista.
Para reduzir drasticamente as despesas, os dirigentes do clube da gávea colocam em evidência a necessidade de vender as cadeiras de seu mais novo estádio, que será inaugurado em 2029. Nesse ínterim, o rubro-negro carioca tentará avançar nas competições em disputa a fim de não somente adquirir as taças, mas também de faturar elevadas cifras em premiações.
Próximos jogos do Flamengo
- 26 de novembro – Fortaleza x Rubro-Negro – 35ª rodada do Campeonato Brasileiro
- 01 de dezembro – Rubro-Negro x Internacional – 36ª rodada do Campeonato Brasileiro
- (a confirmar) – Criciúma x Rubro-Negro – 37ª rodada do Campeonato Brasileiro
- (a confirmar) – Rubro-Negro x Vitória – 38ª rodada do Campeonato Brasileiro