STJD toma decisão sobre anulação do jogo entre Fluminense x São Paulo
Tendo em vista o lance polêmico que contribuiu com a vitória do Fluminense em jogo válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, o São Paulo entrou com um pedido de anulação da partida. Nesta quinta-feira (26), o Tribunal Pleno do STJD julgaria todo o processo, mas acabou adianto a decisão após solicitação de vista por parte da auditoria.
Em um primeiro momento, a auditora Antonieta da Silva Pinto pediu o adiamento dos votos para que houvesse uma melhor análise do caso. Entretanto, Rodrigo Aiache, relator do caso, também fez a mesma investida, entendendo que o erro cometido pelo árbitro da partida entre Fluminense e São Paulo foi irrelevante ao resultado final.
Enquanto o processo segue em andamento, o advogado do São Paulo, Pedro Moreira, enfatiza a decisão contrária do árbitro Paulo Cesar Zanovelli em validar um gol que vai contra os regras da Confederação Brasileira de Futebol. Segundo a defesa paulista, o resultado da partida foi potencializado após o dono do apito contrariar os companheiros da cabine do VAR.
“O árbitro escolheu, conscientemente, não aplicar as regras do jogo e esse tribunal não pode tolerar isso sob pena de colocar em risco a integridade da competição. O São Paulo não está pedindo os pontos da partida. O São Paulo está pedindo que a partida seja jogada novamente. Inclusive se o Fluminense entende que o erro de direito foi irrelevante, porque o resultado foi 2 a 0, em uma nova partida do Fluminense vai entrar em campo e vencer o São Paulo”, disse Pedro Moreira.
Com os clubes entrando em conflito sobre o resultado do duelo, o presidente do Tribunal, Luis Otávio Veríssimo Teixeira, definiu que as provas apresentadas serão novamente debatidas no próximo encontrou do Pleno, sem data definida.
Relembre a polêmica entre Fluminense x São Paulo
No dia 1º de setembro, o Fluminense recebeu o São Paulo para a realização de um dos jogos mais importantes da rodada. Na ocasião, a vitória iria definir os dois extremos da tabela, já que os paulistas brigavam pelo G-4 e os cariocas lutavam contra o rebaixamento. Logo no primeiro gol do embate, assinado por Kauã Elias, a polêmica foi iniciada.
Calleri cometeu falta em Thiago Santos no início da jogada, mas o árbitro Zanovelli aplicou a lei da vantagem. Em seguida, zagueiro Thiago Silva parou a bola com a mão e cobrou a falta, originando assim a troca de passes que acabou com a bola alçada ao fundo das redes do São Paulo. Após o VAR recomendar a decisão por ver infração clara, o dono do apito decidiu validar o gol.