Tite surpreende todo mundo e comunica aposentadoria
Comandante foi campeão do estadual 2024
Anunciado como treinador do Flamengo em outubro de 2023, Tite chegou com moral no clube da gávea após se manter afastado dos gramados desde que abandonou a Seleção Brasileira, nas quartas de final da Copa do Mundo de 2022. Com contrato válido junto ao rubro-negro até dezembro deste ano, o comandante revelou que espera exercer suas funções à beira de campo por mais de uma década.
Na última quarta-feira (9), o Flamengo recebeu o Palestino, no Maracanã, e venceu a segunda rodada da fase de grupos da Libertadores da América por 2 a 0. Em coletiva de imprensa, Tite falou sobre o andamento da partida e o que projeta para o restante da temporada. Contudo, mostrando experiência e serenidade, o treinador de 62 anos bateu o martelo ao afirmar que deseja ser treinador até os 75 anos.
– “Penso em treinar até os 75 (anos). Se eles não fizerem os gols, vão me fazer parar com 63 (risos). Dá volume. Numa bola parada, (o adversário) bota várias bolas, e o cara vai ‘tum’ e empatou. Precisa traduzir isso. O plantel do Flamengo foi criado e estruturado. Eu não tenho que fazer uma coisa que eu goste. Eu tenho que adaptar” – brincou o treinador.
A fala do treinador foi referente ao desempenho apresentado por seus jogadores. De modo geral, o Flamengo teve o melhor ataque e defesa do Campeonato Carioca, sendo coroado com o título do estadual, em cima do Nova Iguaçu.
Trajetória impecável de Tite
A carreira de Tite como treinador foi iniciada em 1990, quando se responsabilizou por orientar o Guarany, do Rio Grande do Sul. Ainda em solo brasileiros, o professor vestiu as camisas do Caxias, Veranópolis, Ypiranga, Juventude, Caxias, Grêmio, São Caetano, Corinthians, Atlético-MG, Palmeiras e Internacional. Fora do país, dirigiu o Al Ain e Al Wahda, ambos dos Emirados Árabes.
Nesse ínterim, o atual treinador do Flamengo obteve diversas façanhas, mas foi no Corinthians que Tite se firmou e entrou para a história. À frente do Timão, o técnico faturou: Campeonato Brasileiro (2011 e 2015), Copa Libertadores (2012), Mundial de Clubes (2012), Campeonato Paulista (2013) e a Recopa Sul-Americana (2013).
Como consequência de seus trabalhos sob o comando técnico do Corinthians, Tite foi convidado para assumir a Seleção Brasileira em 2016. Com as vestes do Brasil, o professor conquistou apenas a Copa América de 2019, além de ter participado de duas Copas do Mundo.