Treinador deixou o Fluminense e agora vai comandar gigante azul
Depois de contabilizar passagem pelo Fluminense, Enderson Moreira decidiu se aventurar em um novo projeto. Nesta terça-feira (6), o Avaí oficializou a contratação do treinador com validade até o final do Campeonato Catarinense 2025. Na atual conjuntura do clube, o Leão ocupa a 11ª posição da Segunda Divsião do Campeonato Brasileiro com 25 pontos.
Precisando organizar a casa pensando no segundo turno da Série B, o Avaí foi atrás de Enderson Moreira para preencher a vaga deixada por Gilmar Dal Pozzo. Aos 52 anos, o comandante assina seu primeiro vínculo após deixar o Sporting Cristal, do Peru, no dia 31 de maio. No entanto, em seu currículo, o treinador conta com uma vasta lista de planteis. Confira:
- Cruzeiro – Ipatinga – Fluminense – Goiás – Grêmio – Santos – Athletico Paranaense – Fluminense – América Mineiro – Bahia – Ceará – Cruzeiro – Fortaleza – Botafogo – Sport – Sporting Cristal e Avaí.
Com as vestes do Fluminense, Enderson esteve à beira de campo 38 vezes, sendo recompensado com 18 vitórias, seis empates e 14 derrotas. Embora não tenha erguido títulos com o Tricolor das Laranjeiras, o treinador garantiu a festa de outros planteis. Veja:
- Campeonato Brasileiro Série B (2012, 2017 e 2021)
- Copa do Nordeste (2020)
- Campeonato Pernambuco (2023)
- Campeonato Baiano (2019)
- Campeonato Paulista (2015)
- Campeonato Goiano (2012, 2013 e 2016)
- Campeonato Gaúcho (2011)
- Campeonato Cearense (2021)
- Copa Sub-23 (2010)
Fluminense tentando fugir da Série B
Enquanto o Avaí vai em busca da promoção, o Fluminense se esforça para não finalizar a temporada com a queda para a segunda divisão nacional. Após a realização de 20 partidas, o Time de Guerreiros aparece na 17ª posição com 20 pontos, resultado de cinco vitórias, cinco empates e 10 alarmantes derrotas. No entanto, o técnico Mano Menezes voltou a confiar no trabalho executado em Xerém.
“Estamos muito contentes com a quarta vitória seguida em um campeonato duríssimo como esse, e na posição que estamos na tabela. A exigência era muito grande, e há alguns dias, se olhássemos e projetássemos isso, iam rir da gente. Agora, a gente vê que é possível e estamos mostramos isso”, disse o treinador.