Urgente: Fluminense será expulso da Libertadores por uso de sinalizadores?
O Fluminense recebeu uma péssima notícia diretamente da Conmebol devido ao jogo contra o Internacional nas semifinais da Libertadores, no qual os torcedores da equipe fizeram uso de sinalizadores na partida, algo proibido pela entidade e que gera muitas preocupações para as equipes.
No jogo em questão, o Fluminense disputava a partida de volta das semifinais após um empate por 2×2 no jogo de ida. O Tricolor acabou vencendo no Beira-Rio por 2×1 de virada, e a empolgação da torcida levou ao uso de sinalizadores no estádio, o que suscitou preocupações sobre a punição que o clube poderia receber.
O Fluminense foi penalizado pela Conmebol com base em três artigos, um do Manual de Clubes e dois do Código de Disciplina da entidade, devido às infrações cometidas na partida contra o Inter. Embora a punição não tenha levado à eliminação, o que é um alívio para a torcida, o clube foi multado financeiramente.
Fluminense recebe grande multa da Conmebol
A entidade aplicou uma multa de 39 mil dólares (aproximadamente 195 mil reais), somando as punições dos três artigos citados pela Conmebol. A Conmebol também alertou o Fluminense de que, em caso de repetição, os valores das multas serão aumentados, e outras medidas de punição, como a desqualificação da equipe de competições da entidade sul-americana, poderão ser aplicadas.
As multas em questão se referem a duas multas de 12 mil dólares cada uma por “acender sinalizadores, fogos de artifício ou qualquer outro tipo de objeto pirotécnico” pelo artigo 12.2, letra b, durante a partida e uma multa de 15 mil dólares por infração ao artigo 7.6 relacionado ao uso de TV e redes sociais.
Apesar da pesada sanção e do impacto nos cofres do Fluminense, a equipe continua na competição sem ser desqualificada e enfrentará o Boca Juniors na final, que será realizada no Maracanã em 4 de novembro, às 17h. A promessa é de casa cheia em busca de um possível título inédito para o Tricolor Carioca.