Urgente: Globo negocia a compra do Fluminense
A Libra, uma entidade que representa nove clubes da Série A do Brasileirão (Flamengo, Corinthians, Santos, São Paulo, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Grêmio, Atlético-MG e Bahia), está em negociações com a Globo e a Amazon para a venda dos direitos de TV desses clubes a partir de 2025.
Essa negociação em bloco marca o início de um novo processo para os clubes, embora a Globo também tenha mantido conversas individuais com alguns times durante esse período.
O Fluminense faz parte da Liga Forte Futebol (LFF) e está envolvido nessa negociação, enquanto outros 10 times da Série A, incluindo quatro SAFs (Sociedades Anônimas de Futebol), formam um bloco separado de negociação. O Internacional, embora faça parte da LFF, ainda não chegou a um acordo com nenhum lado.
Como estão os outros times?
A Libra acredita que tem o poder de representar os clubes em negociações com as emissoras de TV com base em um acordo inicial. No entanto, o bloco ainda não está totalmente consolidado, pois alguns clubes continuam tendo conversas paralelas com a Globo.
No total, os clubes da Libra possuem um pacote de 171 jogos, representando 45% do Brasileirão. Dentro dessa parcela, há 27 jogos de cada um dos quatro times com a maior torcida do Brasil: Flamengo, Corinthians, São Paulo e Palmeiras. Além disso, há outros quatro times com grande torcida: Grêmio, Atlético-MG, Bahia e Santos. A estimativa é que a Libra fique com 75% a 90% do bolo de TV.
Apesar da negociação em bloco, a Libra tem como objetivo formar uma liga em união com os clubes filiados, embora isso possa não acontecer no primeiro ciclo de contrato, que deve ter duração de três a cinco anos. No entanto, a perspectiva é que a união se desenvolva em um grupo único no futuro.