Veja curiosidades do ex-goleador do Fluminense, Tuta
O centroavante Tuta foi um jogador notável dentro da área, tendo se destacado em grandes equipes brasileiras, como Fluminense, Athletico Paranaense, Flamengo e Palmeiras. Além disso, fez parte do elenco do Grêmio de 2007, que venceu o Campeonato Gaúcho e foi vice-campeão da Copa Libertadores da América.
Conheça cinco curiosidades sobre Tuta:
- Início no futebol do interior paulista
O atacante Tuta começou sua carreira no futebol brasileiro jogando pelo Araçatuba, equipe do interior de São Paulo. Ele também passou por outras equipes do interior antes de acertar com o Juventude em 1996.
- Título Carioca em 2000
Após jogar pelo Juventude e Portuguesa, Tuta foi para o Athletico Paranaense. Lá, conquistou seu primeiro título estadual em 1998. Dois anos depois, ganhou destaque ao conquistar o Campeonato Carioca pelo Flamengo.
- Boa sequência no Fluminense
Embora tenha jogado por várias equipes no futebol brasileiro sem ter grandes sequências de jogos, Tuta teve uma sequência significativa pelo Fluminense entre 2005 e 2007. Pelo Tricolor Carioca, ele atuou em 112 partidas e marcou 51 gols.
- Virada histórica pelo Grêmio no Gauchão
No Campeonato Gaúcho de 2007, o Grêmio enfrentou o Caxias nas semifinais e foi derrotado por 3 a 0 na partida de ida, na serra. Na partida de volta, em Porto Alegre, precisava marcar quatro gols para se classificar, e conseguiu. Tuta marcou o quarto gol, garantindo a classificação do time.
- Vice-campeonato da Libertadores em 2007
Titular absoluto do técnico Mano Menezes, o centroavante foi um dos destaques da equipe gaúcha na campanha do vice-campeonato da Copa Libertadores da América de 2007. O Grêmio foi derrotado pelo Boca Juniors na final.
Tuta está entre os 10 maiores artilheiros do Fluminense no século 21
- 1- Fred (199 gols)
- 2- Magno Alves (63 gols)
- 3- Conca (56 gols)
- 4- Germán Cano (53 gols)
- 5- Tuta (52 gols)
- 6- Thiago Neves (50 gols)
- 7- Cícero (49 gols)
- 8- Romário (48 gols)
- 9- Washington (45 gols)
- 10- Rafael Sóbis (41 gols)