Tentativa de rebaixar o Fluminense vem à tona e pega todo mundo de surpresa
Nesta quarta-feira (11), por meio de um vídeo publicado em suas redes sociais, o Fluminense pegou a todos de surpresa e lançou a sua mais nova camisa. O uniforme é uma homenagem à vida de Cartola e a sua relação de amor com o Tricolor das Laranjeiras. No entanto, a iniciativa gerou uma série de críticas com a finalizadade de rebaixar o Flu.
No vídeo de apresentação da terceira camisa do Fluminense, foi mostrada por diversas vezes a figura do sambista Cartola, que era torcedor apaixonado pelo clube carioca. Nas imagens ainda é possível ver Dona Zica, esposa do artista, com a camisa do tricolor. No entanto, a parceira de vida do sambista era flamenguista, o que gerou um forte debate nas redes sociais com a torcida do Flamengo.
De modo geral, alguns rubro-negros tentaram rebaixar a história do Flumninense, bem como a vida de Dona Zica. Mais uma vez o clubismo serviu para mostrar que o futebol muitas das vezes traz à tona versões desproporcionais e fora de contexto a cerca da vida pessoal de um indivíduo. Revoltados com a portura dos rivais, alguns torcedores do Tricolor das Laranjeiras repudiaram a atitude.
“Alguém poderia parar e pensar, por um minuto, se a flamenguista Dona Zica aceitaria colocar a camisa do Fluminense homenageando os dois amores da vida dela? Se apressaram em dizer que isso é “manchar” a história dela…quanta mediocridade em não perceber que Dona Zica, Cartola, Mangueira e Fluminense são patrimônios da nossa cultura, da nossa história e do nosso povo. Por óbvio, estão infinitamente acima da sua incapacidade em perceber que o ato da Dona Zica em vestir a camisa do Fluminense é apenas mais um gesto de amor que ela certamente faria para o amor da vida dela.”
– publicou o jornalista Victor Lessa.
História da nova camisa do Fluminense
As cores verde e rosa se destacam no novo uniforme do Fluminense, fazendo uma menção honrosa ao elo afetivo de um dos principais artistas do país com a Estação Primeira de Mangueira. De modo geral, a Umbro buscou homenagear o cotidiano que transcende as quatro linhas.
Lançada no dia do nascimento de Cartola, o manto tricolor ainda leva a letra do samba clássico “Corra e olha o céu”, escrito por Cartola e Dalmo Castello, no ano de 1974. Além disso, a fonte escolhida é inspirada na caligrafia do artista.