Sem o Maracanã, Fluminense confirma onde vai mandar os jogos no Campeonato Carioca
O Maracanã, na temporada de 2023, sediou ao todo 74 partidas, incluindo a final do Campeonato Carioca, a final da Copa do Brasil e a final da Libertadores. Com uma carga muito grande de jogos e a necessidade de fechar o estádio no meio da temporada para reparos no gramado, em 2024 o estádio passará por reformas no gramado novamente.
Diante desse cenário, o Campeonato Carioca já iniciou, e o Fluminense teve que jogar fora do estádio. O Flu jogou em Moça Bonita, em Bangu, e a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) detalhou as próximas rodadas do Tricolor na competição estadual. Com o estádio ainda inativo, foi revelado que o Fluminense jogará as próximas duas rodadas como mandante contra Nova Iguaçu e Bangu no estádio Luso Brasileiro.
É importante destacar que nessas rodadas é muito provável que o elenco reserve ou sub-20 esteja em campo, uma vez que a reapresentação do elenco principal ocorrerá apenas no dia 25/01. Com os jogadores voltando de férias, será necessário algum tempo para retomarem a forma e o ritmo de jogo, devendo estrear no clássico na oitava rodada ou na sétima rodada.
Maracanã deve ter o retorno em fevereiro
Com a alta carga de partidas em 2023, o estádio para o início da temporada estará fechado, retornando apenas em fevereiro, quando será reaberto no dia 04/02. Vale lembrar que o Fluminense tem a Recopa no final do mês de fevereiro, onde a partida de volta será no Maracanã, inaugurando o estádio para decisões diante da LDU.
O trabalho de recuperação do gramado começou na quinta-feira do dia 28/12 ainda em 2023. A manutenção do gramado ocorreu principalmente devido à série de shows no estádio no mês de dezembro, que recebeu shows de Ivete Sangalo e Paul McCartney. Entretanto, o estado do gramado foi considerado positivo.
A estreia do Fluminense no estádio para o primeiro jogo do Flu marcado para o Maracanã é pela sétima rodada do Estadual, previsto para 7 ou 8 de fevereiro. Devido ao estado do gramado, que, apesar de ser considerado positivo, os trabalhos demoram cerca de 38 dias, tendo seu início no dia 28/12/2023.
Vale destacar que não será necessário a troca de grama, mas será feita uma raspagem para fortalecer o crescimento de folhas novas. Entre os processos previstos no gramado, esta é a etapa que demanda um pouco mais de tempo, e por isso a necessidade de não receber jogos em janeiro, com o Flu voltando apenas em fevereiro.