Torneio Rio/São Paulo 1960: Como o Fluminense foi campeão?
O segundo título do Fluminense no torneio Rio/São Paulo aconteceu em 1960. O tricolor carioca levou o troféu após acabar a competição em primeiro lugar. O vice campeonato ficou com o Botafogo. Vasco, Corinthians e Flamengo dividiram o terceiro lugar.
O jogo do título foi entre Fluminense e Palmeiras, com vitória do time carioca por 1 a 0, com gol do centroavante Waldo, que marcou aos 27 minutos do primeiro tempo. Em jogo único, a final aconteceu no estádio do Maracanã, com 53.738 pagantes.
Na classificação final, o Fluminense terminou com 14 pontos, com 6 vitórias, 2 empates e 1 derrota. Marcando 22 gols e sofrendo 12. Vice campeão, o Botafogo terminou o campeonato com 12 pontos. Vasco, Corinthians e Flamengo terminaram com 11 pontos cada.
O clássico Vovô (Fluminense e Botafogo), entre o campeão e o vice, terminou empatado por 2 a 2, com 32 mil pagantes. Paulinho Valentim e Quarentinha marcaram os gols do Botafogo. Waldo marcou os dois tentos do Fluminense.
Nesta mesma partida, o gesto do fair-play nasceu. Ao ver o zagueiro Pinheiro caído, Garrincha atirou a bola para fora de campo, para que o zagueiro do Fluminense pudesse receber assistência médica, inaugurando o gesto do fair-play, que passaria desde então a ser repetido nos campos do mundo. Depois de ser recuperado, o defensor tricolor Altair devolveu a bola para o Botafogo na cobrança do lateral.
Fluminense volta a vencer no Brasileirão
No último sábado, 10 de setembro, o Fluminense voltou a vencer no campeonato brasileiro. O tricolor carioca venceu o Fortaleza por 2 a 1, com dois gols de Cano. Thiago Galhardo marcou para o Leão do Pici.
Com a vitória, o Fluminense atingiu a marca de 45 pontos, com 13 vitórias, 6 empates e 7 derrotas. O tricolor ocupa a quarta colocação na série A do campeonato brasileiro de 2022.