Fifa bate o martelo e Fluminense pode ficar mais próximo do mundial
Nesta terça-feira (14), o Conselho técnico da FIFA, que está reunido em Ruanda, aprovou por unanimidade a distribuição de vagas para o novo Mundial de Clubes, que a partir de 2025, entre os meses de junho e julho, será disputado por 32 equipes.
Esse novo modelo de mundial, que se tem definições muito parecidas com a Copa de Mundo de seleções, sendo disputado de quatro em quatro anos, ainda não tem um local definido para a disputa da nova competição.
Sobre a distribuição para os clubes dos continentes ao redor do mundo, a entidade máxima do futebol afirma que a decisão foi tomada com base em um conjunto de métricas e critérios objetivos. Mas a distribuição de vagas dentro dos continentes será definida por suas confederações.
Para as edições do Mundial de Clubes de 2023 e 2024, o formato atual será mantido. Com sete clubes, um de cada continente e mais um representante do país-sede. Para a edição desta temporada, o conselho da FIFA aprovou por unanimidade a escolha da Arábia Saudita como anfitriã do torneio, que será disputado entre os dias 12 e 22 de dezembro de 2023.
Como ainda não se sabe quais serão os critérios adotados pela Conmebol para a distribuição das vagas da América do Sul para o novo Mundial de Clubes de 2025, o Fluminense deve se concentrar na busca do título da Libertadores deste ano, para garantir a vaga no mundial que acontece no final desta temporada ainda disputado no atual formato.
Veja a distribuição de vagas
A FIFA ajustou a divisão para cada continente distribuir através de suas respectivas confederações as vagas para o novo Mundial de Clubes que começará a ser disputado a partir de 2025, com 32 equipes de todo o mundo.
Como ficou definido:
- AFC (Ásia): 4
- CAF (África): 4
- Concacaf (América do Norte e Central): 4
- Conmebol: 6 (América do Sul)
- OFC (Oceania): 1
- Uefa (Europa): 12
- País-sede do torneio: 1