Confirmado! Fluminense é o time mais prejudicado do Campeonato Brasileiro
A temporada do Fluminense trouxe à tona a queda de rendimento descomunal do atual elenco campeão da Libertadores da América. No entanto, muito das oscilações são creditadas às frequentes lesões sofridas por jogadores importantes para o andamento das competições. Segundo um levantamento feito pelo ge, o Tricolor das Laranjeiras é a equipe da Série A que mais foi prejudicada com atletas sendo dirigidos ao departamento médico.
Contabilizando as participações do Fluminense no estadual, Copa do Brasil, Libertadores e Campeonato Brasileiro, o elenco de Mano Menezes sofreu com alarmantes 49 lesões. A nível de comparação, o segundo clube com mais jogadores lesionadas possui 12 problemas a menos. Confira abaixo quais os planteis que mais perderam jogadores ao longo de 2024:
- 1º Lugar: Fluminense – 49 lesões
- 2º Lugar: Vitória – 37 lesões
- 3º Lugar: Fortaleza, Internacional e São Paulo – 35 lesões
- 6º Lugar: Botafogo e Bragantino – 34 lesões
- 8º Lugar: Atlético Mineiro, Juventude e Criciúma – 31 lesões
- 11º Lugar: Grêmio – 29 lesões
- 12º Lugar: Flamengo – 27 lesões
- 13º Lugar: Cruzeiro – 25 lesões
- 14º Lugar: Atlético Goianiense – 24 lesões
- 15º Lugar: Cuiabá – 22 lesões
- 16º Lugar: Corinthians e Palmeiras – 20 lesões
- 18º Lugar: Vasco – 18 lesões
- 19º Lugar: Bahia – 15 lesões
- 20° Lugar: Athletico Paranaense – 13 lesões
Como resultado dos desfalques, o Fluminense contou com eliminações precoces em duas competições importantes. No Campeonato Carioca, o tricolor foi despachado nas semifinais pelo rival, o Flamengo. Já nas oitavas de final da Copa do Brasil, o algoz de Germán Cano e companhia foi o Juventude, que também briga para não ser rebaixado na Série A.
Baixas no Fluminense
Embora tenha conseguido recuperar boa parte dos jogadores lesionadas, o Fluminense segue ligando seu sinal de alerta sobre algumas baixas importantes. Dentre todos os ausentes nos planos de Mano Menezes, Lelê é o responsável por ter a lesão mais grave. Sobretudo, o atacante rompeu o ligamento cruzando anterior do joelho direito, bem como precisou reparar o menisco lateral e medial. Como resultado da gravidade, o craque só retornará aos gramados na temporada 2025.
No mais, seguem fora do Fluminense as seguintes peças:
- Diogo Barbosa: Artroscopia no joelho direito para tratamento de uma lesão meniscal
- Ignácio: Artroscopia no joelho esquerdo para tratamento de uma lesão meniscal