CBF se recusa a anular jogo entre Fluminense x São Paulo no Brasileirão
Nos últimos dias, o São Paulo surpreendeu seus torcedores ao entrar com um pedido para anular a partida contra o Fluminense, que terminou em triunfo por 2 a 0 ao time carioca. A equipe acionou o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), por considerar um erro em relação ao trabalho do árbitro Paulo Cesar Zanovelli, quando deixa de cumprir uma importante regra do futebol.
Naquele momento, validou um gol marcado por Kauã Elias, no Maracanã, após situação questionável. O julgamento que estuda os desdobramentos da partida foi adiado na quinta-feira (26), após um pedido da auditora do STJD, Antonieta Pinto, que pretende analisar melhor o caso, antes de uma importante decisão. No total, 9 auditores participam do julgamento.
O encontro deve ser projetado para a próxima semana e gera expectativas importantes para o São Paulo. O Fluminense, por outro lado, pode não se preocupar com o resultado. O auditor Rodrigo Aiche, aponta que a justificativa do time paulista é válido, considerando um erro de direito. No entanto, a decisão dificilmente será favorável à anulação da partida, como já era esperado pela maioria dos torcedores.
Fluminense pode perder pontos importantes
De acordo com informações compartilhadas pelo jornalista André Hernan, o julgamento pode não ter acontecido, mas há uma sensação que rola nos bastidores do STJD, de que a CBF não deseja que o confronto entre Fluminense e São Paulo seja anulado, pensando que a exposição do erro pode impactar em ações futuras, além de reduzir ainda mais a confiança em relação a comissão de arbitragem.
Vale ressaltar que as equipes do futebol nacional já se posicionam duramente contra a arbitragem do Brasil, com erros que seguem dividindo opiniões. A CBF pode entender que o árbitro Paulo César Zanivelli pode ser visto como um “bode expiatório”, considerando outras decisões questionáveis no Campeonato Brasileiro.