Fluminense vai virar SAF? Presidente abriu o jogo
Em alta no futebol brasileiro, o modelo das SAFs (Sociedade Anônima do Futebol) virou assuntos em todos os clubes importantes do país e com o Fluminense não é diferente. Em entrevista ao portal UOL, o Presidente do clube, Mario Bittencourt comentou a possibilidade de transformar o tricolor em uma.
De acordo com Mario Bittencourt, o clube está fazendo um estudo para ter um futuro investidor. “Estamos fazendo um estudo para trazer um investidor e dentro disso há possibilidade, sim, de que o Fluminense no futuro constitua uma SAF dentro dos parâmetros que estamos avaliando com o banco. O que estamos fazendo de diferente dos outros é contratar uma empresa para fazer essa avaliação por nós e fazendo com muita calma, de maneira muito detalhada”, disse o dirigente tricolor.
Para Bittencourt, o modelo de negócio do Fluminense pode ser diferente de outros clubes. A possibilidade de ser SAF ou não vai depender da vontade dos conselheiros. “Não sei se vai ser SAF ou não. Se tiver que ser, será. Pode ser com controle ou sem. É uma decisão que não cabe a mim. Eu posso achar que sim e o Conselho falar não. Dentre as possibilidades, o Fluminense deseja trazer um grande investidor a partir do ano que vem, 2023/2024, e existe a possibilidade de ser a SAF em um modelo diferente dos que existem hoje no Brasil”, completou ao UOL.
Também ao portal UOL, Mario Bittencourt comentou sobre a criação da liga do futebol brasileiro, que está em fase de negociação entre os clubes das séries A e B.
De acordo com Mario Bittencourt, o Fluminense e os demais clubes do bloco Forte Futebol estão fazendo um estudo com o banco BTG para analisar o valuation (valor de mercado) do clube a médio prazo. “Um dos motivos da gente fazer um estudo com o BTG de médio prazo é porque a constituição da Liga é fundamental para o valuation do clube. Podemos valer muito mais se tiver a Liga, que é de todos. Fazemos parte do Forte Futebol, o Fluminense é um dos grandes que encabeçam o grupo. Lutamos por uma melhor divisão de receitas no futebol brasileiro”, disse o Presidente ao UOL.
Fluminense dorme no ponto e pode perder dois jogadores de graça; VEJA
Com contrato até abril de 2023, os zagueiros Manoel e David Braz já estão aptos a assinar pré-contratos com outros clubes e podem deixar o Fluminense de graça. Importante no time principal, Manoel chegou ao tricolor em 2021, ganhou espaço e hoje é titular ao lado de Nino.
Já David Braz, aos 35 anos, também chegou ao Fluminense em 2021, nunca se consolidou como titular, mas é peça importante no elenco com liderança e é substituição frequente durante os jogos. Perder os dois jogadores sem receber compensação financeira seria um baque grande para o planejamento do Flu.