O dia que um lateral do Fluminense colocou o Brasil no caminho do Tetra
Na Copa do Mundo de 1994, torneio em que o Brasil conquistou o Tetra, o Fluminense foi fundamental para a seleção. Nas quartas-de-final, o Brasil enfrentou a Holanda, e venceu por 3 a 2 com gol do lateral Branco, a época do Fluminense.
Com gols de Romário e Bebeto, o Brasil abriu 2 a 0 no placar sobre os holandeses. Mas por desatenção deixou a Holanda empatar. Até que aos 36 minutos do segundo tempo, o lateral Branco acertou um belo chute de falta e marcou o gol que classificou o Brasil para a final.
Ídolo do Fluminense, o zagueiro branco foi destaque da seleção brasileira na conquista da Copa do Mundo de 1994. Cláudio Ibraim Vaz Leal, mais conhecido como Branco, nasceu em 4 de abril de 1964 em Bagé, no Rio Grande do Sul. O zagueiro que também atuava como lateral foi formado nas categorias de base do Internacional, fez carreira na Europa, marcou época na seleção brasileira e jogou por diversos clubes no Brasil.
Profissionalizado em 1981 pelo Inter, Branco se transferiu rapidamente para o Fluminense, logo em 1982, e fez história de cara sendo tricampeão carioca em 1982, 1983 e 1984 e campeão brasileiro em 1984. Permanecendo no tricolor carioca até 1986, quando foi para o Brescia, jogar no futebol italiano. Branco deixou o clube com 157 partidas disputadas e 12 gols marcados.
Na Europa, Branco jogou de 1986 a 1993, por Brescia, Porto e Genoa, quando voltou ao Brasil para jogar pelo Grêmio, tendo curta passagem com apenas sete jogos. Em 1994, no período da Copa, Branco voltou para o tricolor carioca, tendo breve passagem.
Fluminense não dorme no ponto e quer jogador do Atlético-MG para 2023; veja
O meia Nathan, emprestado pelo Atlético-MG ao Fluminense no começo de 2022, tem vínculo até o final do ano, mas pode continuar no Tricolor me 2023. O clube carioca tem interesse em manter o meia, sinalizou ao Galo a vontade de renovar o acordo, mas depende de decisão do clube mineiro.
No começo do ano o Fluminense pagou ao Galo R$ 1 milhão para ter o jogador por uma temporada. No acordo, o Galo colocou uma cláusula de compra fixada estipulada em 5 milhões de euros (R$ 25,4 milhões).