Como Fluminense pode aproveitar um momento raro em 2023
Depois de vencer o Vasco no último domingo (12) por 2 a 0, no Maracanã, em partida válida pela oitava rodada do Campeonato Carioca, o Fluminense terá um grande período sem jogos oficiais neste mês de fevereiro.
Ao todo, serão 12 dias sem confrontos pela competição estadual, já que só voltará à campo no dia 25, quando enfrenta a Portuguesa-RJ, pela nona rodada da Taça Guanabara. Esse período sem jogos será importante para que o técnico Fernando Diniz resolva problemas na equipe para a reta final do Cariocão.
Neste início de temporada o Tricolor já fez oito jogos, todos pelo Campeonato Carioca, foram cinco vitórias, duas derrotas e um empate. Agora, os 12 dias sem jogos servirá para a equipe resolver certas questões, como evolução física, retorno de jogadores, recuperação de atletas e testes e ajustes.
Fluminense terá 12 dias para resolver questões
Uma das coisas que a equipe comandada pelo técnico Fernando Diniz terá pela frente na busca do aprimoramento é a questão física. Garantir a evolução física dos atletas é um dos objetivos desse período sem jogos, já que é nítido que a equipes ainda não atingir o nível de intensidade habitual. Nesses 12 dias, o elenco ganhará no mínimo três dias de folga, mas também realizará treinos de maior intensidade.
O que esse período também irá proporcionar de benéfico para o Time de Guerreiros é o retorno do jovem Alexsander, que encerrou sua participação no Sul-Americano Sub-20, onde defendeu a Seleção Brasileira, e, agora, será reintegrado ao elenco de Fernando Diniz, se tornando para o treinador, uma opção na montagem da equipes, seja no meio-campo atuando como volante ou na lateral-esquerda, onde encerrou a temporada passada improvisado.
O Departamento Médico também será beneficiado com o período sem jogos, já que esse tempo servirá para que os atletas lesionados sejam tratados sem pressa. A prioridade é a recuperação de Paulo Henrique Ganso, que sentiu dores na coxa direita e foi desfalque no clássico com o Vasco.
Outros jogadores com lesões consideradas mais graves, vão aproveitar o tempo para dar continuidade na recuperação. O zagueiro Manoel deve passar por uma artroscopia no joelho direito para acelerar seu retorno.
O tempo será muito bom para que o técnico Fernando Diniz acerte a equipe taticamente. O treinador ainda segue em busca da escalação para a temporada de 2023, e, esse tempo, pode dar ao comandante a possibilidade de testar variações. Também poderá definir vagas em aberto, como a que abriu na zaga após a lesão de Manoel e na lateral-esquerda, que ainda não tem um dono.